Não tem cadastro? Clique aqui!

Já tem cadastro? Entre aqui

  • BUSCAR
Busca avançada de vagas

Limpar campos

Agente de trânsito

O AGENTE DE TRÂNSITO investiga, reprime e previne infrações penais contra interesses da nação; controla bens e serviços da união, como emissão de passaportes e controle da estada de estrangeiros no país, controle de entorpecentes etc. Mantém a fluidez e a segurança do trânsito urbano e rodoviário; fiscaliza o cumprimento das leis de trânsito; colabora com a segurança pública; protege bens públicos, serviços e instalações.

+ ver mais

No momento não temos vagas disponíveis para esta profissão.

Realize uma nova busca ou navegue pelas áreas de atuação abaixo.

Agente de trânsito

O profissional Agente de trânsito tem a responsabilidade de fiscalizar, orientar e monitorar o trânsito da cidade. A atividade de fiscalização é rotineira e tem como objetivo evitar o cometimento de infrações de circulação e estacionamento e evitar riscos à segurança e garantir a fluidez no trânsito. A orientação no trânsito por parte desse profissional é praticada na travessia de pedestres ou estudantes, para uma maior segurança dos mesmos. Além dessas atividades, o Agente de trânsito lavra os autos de infração, aplica penalidades e medidas administrativas descritas no Código de Trânsito Brasileiro, realiza vistoria de táxis, escolares e ônibus, participa de ações com a finalidade de fiscalizar o nível e emissão de gases poluentes dos veículos, participa de eventos educativos para o trânsito, como palestras e monitoramento de cursos, apóia obras em geral para que não afetem a fluidez no trânsito e também realiza atividades internas de controle, monitoramento, consulta de veículos e operação de rádios e telefones.

 

Graduação necessária

 

Para atuar como um profissional Agente de Trânsito é necessária a aprovação em Concurso Público, que exige do candidato o Ensino médio completo. Apesar disso, o profissional pode optar por fazer um curso de capacitação de Agente de trânsito, que aborda conteúdos como Legislação de trânsito, Sinais de trânsito, Comportamento humano no trânsito, Código de trânsito brasileiro, Ações educativas de trânsito e Sistema viário, e possui em média 120 horas de aula.

 

Regulamentação da carreira

 

Não há regulamentação a profissão de Agente de trânsito.

 

Especializações

 

Não há especializações possíveis para a profissão de Agente de trânsito.

 

Aptidões desejáveis

 

É desejável que o Agente de trânsito seja responsável e ético, pois atua a partir das Normas e Leis de Trânsito, seja paciente, para atender às necessidades dos pedestres e motoristas de forma educada e clara. Espera-se também desse profissional um bom preparo físico, já que atua nas ruas e trabalha por períodos extensos, e que possua uma boa comunicação, para orientar de maneira objetiva as pessoas nas ruas.

 

Campos de atuação

 

Os profissionais Agentes de trânsito atuam na supervisão e fiscalização do trânsito nas cidades que possuam tráfego de automóveis e pode atuar também com atividades internas de controle e apoio aos Agentes que atuam nas ruas.

 

Certificações

 

Não há certificações para a profissão de Agente de trânsito.