Não tem cadastro? Clique aqui!

Já tem cadastro? Entre aqui

  • BUSCAR
Busca avançada de vagas

Limpar campos

Agente de defesa ambiental

O AGENTE DE DEFESA AMBIENTAL orienta e fiscaliza as atividades e obras para prevenção/preservação ambiental por meio de vistorias, inspeções e análises técnicas de locais, atividades, obras, projetos e processos, visando o cumprimento da legislação ambiental; promove educação ambiental.

+ ver mais

No momento não temos vagas disponíveis para esta profissão.

Realize uma nova busca ou navegue pelas áreas de atuação abaixo.

Agente de defesa ambiental

O Agente de Defesa Ambiental é responsável por fiscalizar, resolver e propor atividades e obras para a conservação e prevenção do meio ambiente, através de vistorias, estudos técnicos de locais, análise de processos e avaliação de impactos, visando o cumprimento da legislação ambiental. Esse profissional promove a educação, orientando o público sobre os cuidados existentes para garantir a preservação do meio ambiente, e o seu controle de qualidade. Além disso, é sua função garantir o correto funcionamento do sistema de vigilância, monitoramento e coibição de infratores, e combater os danos causados, pelo homem, à natureza.

 

Graduação Necessária

 

Não há graduação específica para que o indivíduo possa atuar como Agente de Defesa Ambiental. Isto é, ele pode trabalhar se tiver concluído o ensino médio, ou se possuir formação superior completa em áreas como, Biologia, Engenharia Ambiental, Ecologia, entre outras. Existem também cursos de qualificação como de prevenção e incêndios, não sendo exigida experiência profissional.

 

Regulamentação da Carreira

 

Não há regulamentação para a profissão de Agente de Defesa Ambiental.

 

Especializações Possíveis

 

Não há especializações possíveis para a profissão de Agente de Defesa Ambiental.

 

Aptidões Desejáveis

 

É importante que o Agente de Defesa Ambiental demonstre segurança, paciência e responsabilidade social, domine as legislações ambientais e conhecimentos gerais, e se preocupe com questões de desenvolvimento e sustentabilidade. Também é desejável que saiba se comunicar, tenha perfil de liderança e cultive a ética profissional. Além disso, espera-se que o profissional tenha interesse nas áreas de saúde e ecologia, possua capacidade avaliativa, de autocontrole, e adaptabilidade, assim como tenha noções de análise de soluções e problemas.

 

Campos de Atuação

 

O Agente de Defesa Ambiental pode atuar nas áreas relacionadas à biologia, e nos setores ligados à agricultura, pecuária, silvicultura, exploração florestal e pescas. Esse profissional também atua na elaboração de projetos ambientais, como guarda florestal em parques, e no cargo de inspetor e policial agrícola e de mananciais.

 

Certificações

 

Não há certificações para a profissão de Agente de Defesa Ambiental.