Não tem cadastro? Clique aqui!

Já tem cadastro? Entre aqui

  • BUSCAR
Busca avançada de vagas

Limpar campos

Agente comercial

O AGENTE COMERCIAL planeja vendas especializadas; demonstra produtos e serviços; concretiza vendas. Acompanha clientes no pós-venda; contata áreas internas da empresa. Sugere políticas de vendas e participa de eventos.

+ ver mais

No momento não temos vagas disponíveis para esta profissão.

Realize uma nova busca ou navegue pelas áreas de atuação abaixo.

Agente comercial

Sinônimos:

  • Agente de vendas

A profissão de agente comercial, também é conhecida como Representante comercial, onde o profissional trabalha representando o produto de empresas do ramo industrial, comercial ou de serviços. Dentre suas atividades encontram-se: planejamento de vendas, elaboração de um plano estratégico, análise de potencial dos clientes, realização de pesquisas de mercado, sugestão de políticas de vendas e determinação de metas de venda; demonstrar os produtos e serviços, apresentando os seus benefícios e suas qualidades, fornecendo amostras, apresentando informações técnicas dos produtos e tabelas de preços.

 

Graduação Necessária

 

Para ser um Agente comercial é exigido, no mínimo, o Ensino médio completo, porém as empresas estão mais rigorosas na seleção de seus representantes comerciais, portanto é altamente recomendado que o mesmo seja graduado em algum curso superior ou curso técnico em vendas e marketing, onde serão aprendidos: Organização empresarial, Logística, Análise de mercado, Publicidade, Telemarketing, Merchandising, Planejamento de marketing, Legislação e Estatística, basicamente. Há possibilidades de que seja requerido do profissional curso básico de até duzentas horas de aula.

 

Regulamentação da Carreira

 

Não há regulamentação para a carreira de Agente comercial.

 

Especializações Possíveis

 

Com o avanço do comércio eletrônico, vem surgindo uma nova categoria para esta profissão, a de agente comercial virtual. Essa atividade é exercida por profissionais atualizados e informatizados, que trabalham mantendo contato com pessoas físicas ou jurídicas, de forma virtual ou pessoalmente, para apresentar os serviços de vendas/compras on-line, por meio da Internet. Firmas que possuem sistemas exclusivos de lojas virtuais contratam agentes comerciais para alimentar seus portais na Internet.

 

Aptidões Desejáveis

 

O agente comercial deve demonstrar capacidades que são altamente necessárias para um bom profissional, como a ética, que é indispensável; criatividade para uma melhor comunicação com o cliente, melhorando também a imagem da empresa que representa; organização, para um melhor rendimento no trabalho; percepção das tendências do mercado, para manter-se sempre atualizado e coerência, bem como persuasão, afinal, a atividade comercial é basicamente feita por convencimento de um, para o lucro do outro.

É necessário ter conhecimentos de contabilidade e informática, além de dominar uma determinada língua estrangeira, quando o serviço é de relações internacionais.

 

Campos de Atuação

 

As áreas de trabalho do agente comercial e consequentemente suas tarefas, costumam variar por empresa. Dentre os campos de atuação encontram-se empresas do ramo da indústria, comércio e serviços. Existe também a opção de trabalhar de forma autônoma, ou em sua própria empresa.

 

Certificações

 

Não há certificação para a profissão de agente comercial.