Não tem cadastro? Clique aqui!

Já tem cadastro? Entre aqui

  • BUSCAR
Busca avançada de vagas

Limpar campos

Afiador de ferramentas

O AFIADOR DE FERRAMENTAS planeja o trabalho de polimento de superfícies metálicas e de afiação de ferramentas. Faz polimento e afiação utilizando processos manuais, semi-automáticos e automáticos, controlando a qualidade do serviço e aplicando normas de segurança.

+ ver mais

No momento não temos vagas disponíveis para esta profissão.

Realize uma nova busca ou navegue pelas áreas de atuação abaixo.

Afiador de ferramentas

O profissional de Afiação de Ferramentas é o responsável por planejar o polimento de superfícies metálicas e de amolar ferramentas e facas. A ocupação é realizada através de processos automáticos, semi-automáticos e manuais, por meio da aplicação de normas de segurança. O Afiador de Ferramentas costuma também aparar, medir, marcar ou raspar objetos ou partes. No polimento de ferramentas são aplicadas soluções químicas na superfície metálica.

 

Graduação necessária

 

O profissional dessa área precisa ter Ensino Fundamental completo e experiência prévia com média de dois anos. São requeridos também cursos de qualificação profissional com carga horária superior a 400 horas/aula. Em tais cursos, o aluno aprende os processos de recuperação de ferramentas, tipos e aplicações de ferramentas caseiras e tem aulas de polimento e lubrificação.

 

Regulamentação da carreira

 

Não há regulamentação para a profissão de Afiador de Ferramentas.

 

Especializações possíveis

 

O profissional de Afiação de Ferramentas pode se especializar em amolar ferramentas caseiras, ferramentas articuladas tais quais alicates, tesouras, entre outras; assim como gerenciador e controlador de qualidade de ferramentas novas ou amolador de brocas escalonadas.

 

Aptidões desejáveis

 

Para exercer com mais competência a função de Afiador de Ferramentas, é necessário ter zelo e organização para com máquinas e equipamentos utilizados. O profissional precisa ter certa acuidade visual na percepção de falhas e desrregularidades das superfícies a serem polidas; sagacidade e atenção na resolução de problemas de afiação e também em casos de defeitos das máquinas em uso; interesse pela ocupação e criatividade para executar a atividade.

 

Campos de atuação

 

O Afiador de Ferramentas pode atuar em metalurgia e mecânica através de setores de controle e qualidade na fabricação de ferramentas e sistemas de automação; no segmento de plásticos e elastômeros e na usinagem de amortecedores para ferramentas; em eletroeletrônica e construção civil.

 

Certificações

 

Não há certificações para Afiador de Ferramentas.