Não tem cadastro? Clique aqui!

Já tem cadastro? Entre aqui

  • BUSCAR
Busca avançada de vagas

Limpar campos

Administrador de redes

O ADMINISTRADOR DE REDES desenvolve e implanta sistemas informatizados dimensionando requisitos e funcionalidade dos sistemas. Administra ambiente informatizado, presta suporte técnico ao cliente e elabora documentação técnica.

+ ver mais

No momento não temos vagas disponíveis para esta profissão.

Realize uma nova busca ou navegue pelas áreas de atuação abaixo.

Administrador de redes

Sinônimos:

  • Analista de telecom
  • Consultor telecom
  • Administrador de links
  • Analista de telefonia
  • Analista de redes
  • Analista de telecomunicações

A função de um administrador de redes, também conhecido como gestor de redes, é gerenciar, manter e projetar uma rede de computadores. O profissional dessa área deve, principalmente, supervisionar a rede local e contornar agilmente situações de risco com a segurança dos servidores. O gestor de redes instala e amplia a rede local e é responsável por todo o processo de compra de material, análise e funcionamento de uma rede e seus servidores.

 

Graduação necessária

 

O administrador de redes deve possuir curso técnico ou Ensino Superior com habilitação em Ciências da Computação, Redes de Computadores ou congruente. Nestes cursos são apresentados os conceitos dos algoritmos necessários para criação de softwares e os métodos de manutenção das redes locais.

 

Regulamentação da carreira

 

Não há regulamentação para a carreira de administrador de redes.

 

Especializações possíveis

 

Para um administrador de redes as especializações baseiam-se nos sistemas operacionais de computadores Windows e Linux, em que o profissional foca o modo de trabalho em um dos softwares citados. É possível também especializar-se em Servidores de Aplicação, onde o gestor de redes aprimora noções de segurança desenvolvendo suas técnicas e ferramentas para manutenção de servidor.

 

Aptidões desejáveis

 

As aptidões requeridas para ser um administrador de redes beiram a pró-atividade e exigem dinâmica na resolução de problemas técnicos e gerenciais da profissão, tendo noções avançadas de internet, softwares e protocolos de rede. Boa comunicação também é essencial, pois o gestor de redes precisa dialogar com os usuários e relatar com excelência o cotidiano do serviço. O profissional em questão também deve ser confiável, visto que dados empresariais de extrema importância são, geralmente, armazenados nos servidores que o administrador de redes mantém e assegura.

 

Campos de atuação

 

Um administrador de redes atua nas mais diversas áreas de Tecnologia da Informação, desde o tradicional gerenciamento da rede de computadores de uma empresa, até a ênfase na segurança da transferência de dados empresariais e configuração de servidores protegidos. O profissional pode também abrir um negócio próprio, exercendo consultoria em Informática ou como técnico de redes freelancer.

 

Certificações

 

O profissional pode optar por certificações que podem ser adquiridas através de avaliações. As mais comuns são realizadas pela Microsoft.