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Administrador de empresas

O ADMINISTRADOR DE EMPRESAS planeja, organiza, controla e assessora as organizações nas áreas de recursos humanos, patrimônio, materiais, informações, financeira, tecnológica, entre outras; implementa programas e projetos; elabora planejamento organizacional; promove estudos de racionalização e controla o desempenho organizacional. Presta consultoria administrativa a organizações e pessoas.

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Administrador de empresas

O Administrador de empresas é o profissional responsável por planejar, dirigir, coordenar, organizar e garantir o bom desempenho das organizações. Esse profissional elabora estratégias de mercado, define metas e cuida para que elas sejam cumpridas. O administrador deve trabalhar para o melhor aproveitamento de mão-de-obra e dos recursos disponíveis, com o objetivo de aumentar os lucros e a produtividade das empresas e diminuir os impactos socioambientais.

 

Graduação necessária

 

Para exercer a profissão, é necessário o curso superior completo de Administração de Empresas, com duração de quatro anos, em média. A graduação visa formar profissionais aptos para a gestão. Nos primeiros semestres, o aluno entra em contato com disciplinas básicas como Estatística, Contabilidade, Economia e Direito administrativo. Depois, começam as matérias específicas, como Logística, Marketing, Finanças e Recursos Humanos. O curso de Administração oferece a vantagem de proporcionar uma formação mais genérica, preparando-o para atuar em quaisquer segmentos. A partir daí, o Administrador pode especializar-se em uma determinada área.

 

Regulamentação da carreira

 

A carreira é regulamentada pela Lei nº. 4.769, promulgada em nove de setembro de 1965. Contudo, somente os profissionais registrados nos Conselhos Federais de Administração estão autorizados a exercer a profissão.

 

Especializações possíveis

 

O mercado de trabalho é bastante competitivo e está cheio de administradores, portanto é imprescindível que o profissional busque um diferencial para obter sucesso na carreira. O mundo, cada vez mais globalizado, exige constante atualização e aperfeiçoamento. Em virtude de a graduação ser mais generalista, o profissional pode fazer cursos de Pós- Graduação.

 

Aptidões desejáveis

 

O Administrador precisa ter habilidade com o relacionamento interpessoal, deve ser dinâmico e possuidor de uma visão empreendedora e de um espírito de liderança. O profissional precisa estar apto para lidar com situações complicadas, como negociações e tomada de decisões rápidas. É indispensável também o conhecimento de idiomas e informática.

 

Campos de atuação

 

Devido à necessidade de profissionalização de empresas, as oportunidades do mercado são crescentes. O administrador pode atuar em qualquer tipo de empresa, pequena ou grande, pública ou privada, além de organizações não governamentais. O profissional pode também gerir seu próprio negócio ou prestar serviços de consultoria. Uma vez dentro dessas instituições, o administrador pode trabalhar com marketing, gerenciamento, recursos humanos, finanças, comércio, controle de produção, entre outros. Os cargos, basicamente, se diferenciam em dois aspectos: decisão (gerente e executivos) e apoio (técnicos de funções administrativas)

 

Certificações

 

Não há certificações necessárias para Administrador.