Não tem cadastro? Clique aqui!

Já tem cadastro? Entre aqui

  • BUSCAR
Busca avançada de vagas

Limpar campos

Administrador de banco de dados

O ADMINISTRADOR DE BANCO DE DADOS administra ambientes computacionais, implantando e documentando rotinas e projetos e controlando os níveis de serviço de sistemas operacionais, banco de dados e redes. Fornece suporte técnico no uso de equipamentos e programas computacionais e no apoio a usuários, configuram e instalam recursos e sistemas computacionais, controla a segurança do ambiente computacional.

+ ver mais

No momento não temos vagas disponíveis para esta profissão.

Realize uma nova busca ou navegue pelas áreas de atuação abaixo.

Administrador de banco de dados

Sinônimos:

  • Administrador de dados
  • Administrador Oracle
  • Administrador SQL
  • Administrador Sybase
  • Administrador DB2
  • DBA
  • Database administrator
  • Analista de banco de dados
  • Administrador de banco de dados Oracle

O Administrador de banco de dados é o profissional responsável pela manutenção e gerenciamento do banco de dados ou sistemas de dados; recuperação de dados caso haja falhas no hardware através da criação de backups e outras atividades relacionadas. Profissional comumente chamado de DBA (DataBase Administrator) além de armazenar arquivos, visa também zelar pela segurança e acessibilidade dos mesmo; execução das maquinas e processos e no desenvolvimento de grupos de teste de todo o planejamento de banco de dados.

 

Graduação Necessária

 

Para exercer a profissão de Administrador de banco de dados é necessário curso superior completo na área de tecnologia da informação com duração de três a quatro anos, ou ainda, curso Superior em Engenharia da Computação; processamento de dados ou Informática. Também se pode obter, por meio de cursos de qualificação, formação especializada com carga horária de duzentas horas. Cursos específicos de SQL e Oracle, Administração e Ajuste do SGBD específico nas instalações.

 

Regulamentação da Carreira

 

Não há regulamentação da profissão de Administrador de banco de dados.

 

Especializações Possíveis

 

É possível se especializar em MBA Gestão de Banco de Dados Oracle, podendo atuar como Analista de Sistemas especializado em Banco de Dados ou administrador de banco de dados (DBA) Oracle. É possível também especializações em programador PL/SQL, metodologia SCRUM, entre outros.

 

Aptidões Desejáveis

 

É importante que este profissional tenha conhecimentos em informática, em sistemas operacionais; conheça a área de desenvolvimento para facilitar na modelagem dos esquemas e monitorar as ferramentas. O administrador de banco de dados precisar saber normatizar os modelos e utilização de dados.

 

Campo de Atuação

 

O administrador de banco de dados pode atuar na área comercial, econômica, industrial, social que atua em sistemas de lojas, finanças, serviços de comunicação, catálogos. Podem trabalhar em empresas públicas e privadas de grande e médio porte. Podem atuar em gerenciamento de projetos de tecnologia da informação, desenvolvimento de sistemas, tecnologias Web e Redes.

 

Certificações

 

A certificação MCDBA (Microsoft Certified Database Administra) é importante para profissionais que programam e administram bancos de dados Microsoft SQL Server. Para conseguir o titulo é necessário ser aprovado nos quatro exames.  Além da Microsoft, a Oracle Corporation e a MySQL também possui um programa de certificação. Certificados que dão credibilidade e maiores chances no mercado de trabalho.