Não tem cadastro? Clique aqui!

Já tem cadastro? Entre aqui

  • BUSCAR
Busca avançada de vagas

Limpar campos

Leia as dúvidas frequentes dos candidatos do Emprego Certo.

Acesse perguntas e respostas para Não Assinantes, Assinantes e Ex-assinantes.

Para Não Assinantes

  1. Por que é necessário incluir os dados de pagamento para experimentar o site por 7 dias?

    É necessária a inclusão dos dados de pagamento porque o anúncio do currículo no site do Emprego Certo é um serviço pago, mas de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, Lei 8078/90, artigo 49, o consumidor tem direito de desistir do contrato até o sétimo dia após a contratação do serviço. Passado este prazo, a mensalidade integral passará a ser cobrada.

  2. O que acontece se o candidato não incluir os dados de pagamento?

    Se o candidato não incluir os dados de pagamento os serviços do site não serão liberados para utilização.

    Não perca tempo, clique aqui e anuncie o seu currículo.

  3. Se o candidato cancelar a assinatura até o 7º dia corrido, o acesso será interrompido automaticamente?

    Sim, o serviço será interrompido automaticamente.

  4. Quais são os planos disponíveis?

    Temos os planos abaixo:

    Plano Profissional Mensal

    Indicado para profissionais:

    • Com ou sem formação superior;
    • Recém-formados;
    • Estudantes de qualquer ano de uma graduação.

    Envio de currículo liberado para todas as vagas.

    Valor cobrado mensalmente, até o pedido de cancelamento

    ASSINANTE UOL TEM 20% DE DESCONTO

    Plano Estagiário Mensal

    Indicado para estudantes do:

    • Ensino médio;
    • Técnico profissionalizante;
    • Ensino superior.

    Envio de currículo SOMENTE às vagas de estágio.

    Valor cobrado mensalmente, até o pedido de cancelamento.

    Plano Estagiário Trimestral (desconto 17%)

    Indicado para estudantes do:

    • Ensino médio;
    • Técnico profissionalizante;
    • Ensino superior.

    Envio de currículo SOMENTE às vagas de estágio.

    Plano com desconto em relação ao Plano Mensal e à facilidade de pagar em três parcelas. O valor integral do Plano Trimestral é cobrado até o pedido de cancelamento.

    Plano Estagiário Semestral (desconto 33%)

    Indicado para estudantes do:

    • Ensino médio;
    • Técnico profissionalizante;
    • Ensino superior.

    Envio de currículo SOMENTE às vagas de estágio.

    Plano com desconto em relação ao Plano Mensal e à facilidade de pagar em seis parcelas. O valor integral do Plano Semestral é cobrado até o pedido de cancelamento.

    Plano Operacional Mensal

    Indicado para profissionais:

    • Sem formação superior;
    • Atuantes em cargos operacionais (motorista operador de máquina, faxineira, etc.).

    Envio de currículo SOMENTE às vagas operacionais.

    Valor cobrado mensalmente, até o pedido de cancelamento.

    Plano Operacional Trimestral (desconto 17%)

    Indicado para profissionais:

    • Sem formação superior;
    • Atuantes em cargos operacionais (motorista operador de máquina, faxineira, etc.).

    Envio de currículo SOMENTE às vagas operacionais.

    Plano com desconto em relação ao Plano Mensal e à facilidade de pagar em três parcelas. O valor integral do Plano Trimestral é cobrado até o pedido de cancelamento.

    Plano Operacional Semestral (desconto 33%)

    Indicado para profissionais:

    • Sem formação superior;
    • Atuantes em cargos operacionais (motorista operador de máquina, faxineira, etc.).

    Envio de currículo SOMENTE às vagas operacionais.

    Plano com desconto em relação ao Plano Mensal e à facilidade de pagar em seis parcelas. O valor integral do Plano Semestral é cobrado até o pedido de cancelamento.

  5. Quais são os valores dos planos?

    Para conhecer os valores dos planos, clique aqui.

  6. Quais são as formas de pagamento?

    As formas de pagamento são:

    Cartão de crédito: Operadoras: Visa, Mastercard, American Express, Dinners e Hipercard.
    Conta corrente: Bancos: Banco do Brasil, Banco Mercantil do Brasil, Santander, Bradesco, HSBC, Itaú e Banrisul.

  7. Como incluir o currículo no site do Emprego Certo?
    • Acesse o endereço www.empregocerto.com.br;
    • Informe os dados pessoais;
    • Preencha o currículo;
    • Escolha um plano e forma de pagamento.
  8. O que é um currículo?

    O currículo é o primeiro passo para um novo emprego. Ele chega até o novo empregador antes mesmo do profissional. Pode-se dizer que o currículo é o cartão de visitas ou a apresentação impressa do candidato.

    O currículo é uma ferramenta de marketing que divulgará capacidades e talentos, portanto, sua apresentação deve considerar os seguintes pontos:

    • Lógica;
    • Estrutura;
    • Ortografia;
    • Estética.

    Assim como a embalagem moderna de um produto ou a vitrine que o expõe, um currículo sucinto e bem elaborado vai chamar a atenção de um novo empregador aumentando consideravelmente as chances de contratação.

  9. Para que serve o currículo?

    O principal objetivo de um currículo é a geração de entrevistas.

    O recrutador deve sentir-se tão envolvido pelas qualificações do profissional discorridas em um currículo que vai desejar conhecê-lo, resultando nas oportunidades de entrevista, dinâmicas e processos seletivos que vão determinar a conquista de seu novo emprego.

    Outros objetivos:

    • Ser um guia para as entrevistas: um currículo bem elaborado vai servir como um roteiro para o entrevistador com relação à trajetória do profissional;
    • Determinar um objetivo profissional;
    • Comunicar as qualificações e experiências que tornam o profissional apto para exercer o objetivo citado;
    • Informar realizações e resultados alcançados em empresas anteriores;
    • Passar uma primeira impressão de organização e determinação.
  10. Quais são as formas de preenchimento do currículo?

    Há duas maneiras do candidato registrar seu currículo no site UOL Emprego Certo:

    Candidato já tem um currículo pronto

    Se o candidato tiver um currículo pronto, digitado em Word, por exemplo, é só selecionar a opção TENHO currículo pronto, copiar e colar seu currículo dentro do site. Desta forma, não precisará preencher alguns campos do site como formação acadêmica, cursos extras e eventos, idiomas e experiência profissional.

    Depois de copiado o currículo dentro do site, o candidato tem alguns recursos de um mini editor de texto para mudar o tamanho da fonte de seu currículo, selecionar a cor do fundo, alinhar o texto, negrito, sublinhado, alinhamento de texto, etc.

    Alguns dados copiados para o editor podem não seguir à risca a formatação original do currículo, exemplo: tabelas feitas no Word ou o espaçamento entre as linhas.

    O mini editor não aceita imagens e fotos, pois se estas forem incluídas as informações ficam desconfiguradas.

    Candidato não tem um currículo pronto

    O candidato que não tem um currículo pronto pode utilizar os próprios campos do site para formatar o seu currículo.

  11. O site oferece algum recurso para divulgação do currículo de modo a preservar a identidade do candidato?

    Sim. Ao incluir um currículo no site, o candidato especifica se as informações contidas nele serão divulgadas de maneira "pública" ou "confidencial".

    O currículo selecionado como público exibirá todas as informações inclusas na tela de registro do currículo como:

    • Nome do candidato;
    • Formas de contato;
    • Nomes das empresas empregadoras, etc.

    Neste formato, as empresas poderão contatar os candidatos diretamente através de telefone ou encaminhar e-mail para o endereço cadastrado.

    O currículo selecionado como confidencial exibirá apenas os seguintes dados:

    • Idade;
    • Sexo;
    • Cidade, CEP e estado de residência;
    • Objetivos profissionais (cargo desejado, área profissional, nível hierárquico e pretensão salarial);
    • Idiomas;
    • Minicurrículo.

    Neste formato, as empresas poderão contatar os candidatos somente através do site, encaminhando mensagens para o endereço de e-mail cadastrado por eles.

    O conceito de confidencialidade funciona apenas quando as empresas estão buscando o currículo de um candidato e não funcionam quando o candidato encaminha o currículo para uma vaga.
    Quando o candidato encaminha um currículo, todas as informações são exibidas, com exceção do CPF e dos dados de pagamento.

  12. Por que não consigo finalizar o cadastro do currículo?

    Todos os campos assinalados com um asterisco (*) indicam campos que necessariamente precisam ser preenchidos.

    Caso o candidato deixe de preencher um campo de preenchimento obrigatório, o sistema o alertará de duas maneiras:

    • Borda vermelha no campo que não foi preenchido;
    • Mensagem de alerta sobre a necessidade de preenchimento do campo (aparece junto do mesmo).

    Se preferir entre em contato com a Central de Atendimento que está a sua disposição no telefone 4003-9600 (capitais e regiões metropolitanas) ou (11) 4003-9600 (demais localidades) de segunda a sábado, das 9h às 21h30.

  13. O que o recrutador procura em um currículo?
    • Empresas em que o candidato já trabalhou;
    • O que o candidato já fez por outra empresa (atividades exercidas em empresas anteriores);
    • O que o candidato pode fazer pela empresa do empregador;
    • De que maneira o candidato se comunica por meio da linguagem escrita.
  14. Como o recrutador visualiza os currículos?

    Quando um recrutador cadastra uma vaga no site, ele pode escolher como deseja receber os currículos dos candidatos:

    • Automaticamente, através do endereço de e-mail;
    • Por meio de contato telefônico;
    • Comparecimento no endereço;
    • Cadastro do currículo no site da empresa ou na ferramenta Trabalhe Conosco.

    O recrutador pode visualizar os currículos recebidos também pela Página do recrutador.

  15. Qual a diferença entre os tipos de buscas de vagas de emprego do site?

    O candidato pode fazer buscas de vagas de emprego das seguintes maneiras:

    Busca por cargo ou por palavra-chave

    Neste tipo de busca, localizam-se vagas digitando o nome de cargos, termos específicos de determinada profissão (jargões ou expressões da área), ou qualquer outra palavra.

    Busca por área de atuação

    Neste tipo de busca, pode se localizar vagas a partir da seleção da área de atuação do profissional em uma lista pré-estabelecida.

    Busca por estado

    Neste tipo de busca, localizam-se vagas a partir da seleção de um estado brasileiro em uma lista pré-estabelecida.

    Busca Avançada

    Ao selecionar a busca avançada, o candidato refinará ainda mais as suas buscas determinando filtros como: cidade, ramo de atividade da empresa, porte da empresa e nível hierárquico.

    Esses quatro tipos de busca funcionam separados ou podem ser feitos de maneira combinada.

    Quanto mais filtros forem determinados para a busca de uma vaga, mais preciso será o seu resultado.

  16. O que é o Aviso de Vagas?

    O Aviso de Vagas é um e-mail automático encaminhado diariamente para o candidato. Ele contém as novas vagas anunciadas no site e que coincidem com o perfil do currículo cadastrado.

    Este e-mail traz também um link que dá a opção de o candidato encaminhar seu currículo para as vagas sem precisar acessar o site.

  17. Por que algumas vagas de emprego são confidenciais?

    Na maioria das vezes o recrutador escolhe essa opção para:

    • Manter em sigilo o nome da empresa;
    • Preencher vaga de substituição de funcionário que ainda está atuando na empresa;
    • Não receber contato de candidatos por telefone.

Para Assinantes

  1. Não lembro o login e senha. O que devo fazer?

    Acesse https://sac.uol.com.br/usuario/esqueci-senha.html, digite o e-mail que você cadastrou no site, a imagem e clique em Continuar.
    Você receberá em seu e-mail uma mensagem com as instruções para alterar sua senha.

  2. Não estou conseguindo acessar o site com meu login e senha. O que devo fazer?

    Se você não lembra o login e senha, acesse https://sac.uol.com.br/usuario/esqueci-senha.html, digite o e-mail que você cadastrou no site, a imagem e clique em Continuar.
    Você receberá em seu e-mail uma mensagem com as instruções para alterar sua senha.

  3. Como faço para alterar a minha senha?

    Acesse https://sac.uol.com.br/usuario/esqueci-senha.html, digite o e-mail que você cadastrou no site, a imagem e clique em Continuar.
    Você receberá em seu e-mail uma mensagem com as instruções para alterar sua senha.

  4. O que é a Página do candidato?

    A Página do candidato é o espaço pelo qual o profissional faz a administração de sua assinatura. São acessados recursos como:

    • Busca de vagas e envio de currículo;
    • Quantidade de vagas que se encaixam no perfil do candidato;
    • Histórico de candidaturas;
    • Visualização do currículo;
    • Alteração do currículo;
    • Alteração dos dados pessoais;
    • Informações sobre a assinatura;
    • Extrato de cobrança;
    • Acesso ao Contrato;
    • Local para cancelamento da assinatura;
    • Local para envio de currículo para qualquer e-mail.
  5. Como visualizar o currículo no site?

    Faça o login digitando o e-mail e senha e na Página do candidato em SEU CURRÍCULO, que fica ao lado esquerdo da página, clique em visualizar.

  6. Como alterar os dados do currículo?

    Faça o login digitando o e-mail e senha e na Página do candidato em SEU CURRÍCULO, que fica ao lado esquerdo da página, clique em alterar.

    Após as alterações no final da página, clique em Continuar para gravar as alterações.

  7. Como funciona a confidencialidade do currículo?

    Depois de preenchidos todos os campos do currículo no site UOL Emprego Certo, o candidato deverá especificar se as informações contidas nele serão públicas (direcionar para o link Currículo público) ou confidenciais (direcionar para o link currículo confidencial).
    O currículo confidencial é mais recomendado para os candidatos que estejam empregados. A confidencialidade é adequada para preservar a imagem do profissional dentro da organização, de maneira geral, e junto ao seu chefe de modo específico.
    O conceito de confidencialidade funciona apenas quando as empresas estão buscando o currículo de um candidato e não funcionam quando o candidato encaminha o currículo para uma vaga.
    No caso de profissionais que estejam desempregados, a confidencialidade atua unicamente como empecilho para o processo de contratação já que um currículo confidencial não expõe uma série de informações que muito provavelmente o recrutador procure logo no primeiro contato com o currículo.

    Currículo público

    O currículo selecionado como público exibirá todas as informações inclusas na tela de registro do currículo como:

    • Nome do candidato;
    • Formas de contato;
    • Nomes das empresas empregadoras, etc.

    Neste formato, as empresas poderão contatar os candidatos diretamente através de telefone ou encaminhar e-mail para o endereço cadastrado.

    Currículo confidencial

    O currículo selecionado como confidencial exibirá apenas os seguintes dados:

    • Idade;
    • Sexo;
    • Cidade, CEP e estado de residência;
    • Objetivos profissionais (cargo desejado, área profissional, nível hierárquico e pretensão salarial);
    • Idiomas;
    • Minicurrículo.

    Neste formato, as empresas poderão contatar os candidatos somente através do site, encaminhando mensagens para o endereço de e-mail cadastrado por eles.

  8. Qual a diferença entre os tipos de buscas de vagas de emprego do site?

    O candidato pode fazer buscas de vagas de emprego das seguintes maneiras:

    Busca por cargo ou por palavra-chave

    Neste tipo de busca, localizam-se vagas digitando o nome de cargos, termos específicos de determinada profissão (jargões ou expressões da área), ou qualquer outra palavra.

    Busca por área de atuação

    Neste tipo de busca, pode se localizar vagas a partir da seleção da área de atuação do profissional em uma lista pré-estabelecida.

    Busca por estado

    Neste tipo de busca, localizam-se vagas a partir da seleção de um estado brasileiro em uma lista pré-estabelecida.

    Busca Avançada

    Ao selecionar a busca avançada, o candidato refinará ainda mais as suas buscas determinando filtros como: cidade, ramo de atividade da empresa, porte da empresa e nível hierárquico.

  9. Por que algumas vagas de emprego são confidenciais?

    Na maioria das vezes o recrutador escolhe essa opção para:

    • Manter em sigilo o nome da empresa;
    • Preencher vaga de substituição de funcionário que ainda está atuando na empresa;
    • Não receber contato de candidatos por telefone.

    Esses quatro tipos de busca funcionam separados ou podem ser feitos de maneira combinada.

    Quanto mais filtros forem determinados para a busca de uma vaga, mais preciso será o seu resultado.

  10. O que é o Aviso de Vagas?

    O Aviso de Vagas é um e-mail automático encaminhado diariamente para o candidato. Ele contém as novas vagas anunciadas no site e que coincidem com o perfil do currículo cadastrado.

    Este e-mail traz também um link que dá a opção de o candidato encaminhar seu currículo para as vagas sem precisar acessar o site.

  11. O que fazer quando o Aviso de Vagas encaminha ofertas de emprego que não são condizentes com os objetivos do profissional?

    O Aviso de Vagas é composto por ofertas de emprego que coincidem com três pontos preenchidos pelo candidato em seu currículo no site Emprego Certo:

    • A área de atuação;
    • Nível hierárquico;
    • A cidade e estado de residência.

    Se as vagas do Aviso não estiverem condizentes aos objetivos do candidato, é aconselhável que sejam verificados os campos área de atuação e nível hierárquico preenchidos no currículo.

    É adequado preencher tais campos com opções que venham de encontro às últimas experiências do candidato, pois, dessa forma, ele passará a receber ofertas no Aviso de Vagas condizentes com o seu histórico, o que garantirá mais competitividade no momento em que se candidatar a uma delas.

    Para alterar os dados do Aviso de Vagas basta fazer o login digitando o e-mail e senha e na Página do candidato em SEU CURRÍCULO, que fica ao lado esquerdo da página, clique em alterar.

    Após as alterações no final da página, clique em Continuar para gravar as alterações.

  12. Como se cancela a assinatura do Emprego Certo?

    Para cancelar a assinatura basta acessar a Página do candidato e clicar no link Cancelar assinatura, localizado no lado esquerdo da página.

  13. É possível o cancelamento da assinatura a qualquer momento?

    Sim. Para cancelar a assinatura basta acessar a Página do candidato e clicar no link Cancelar assinatura, localizado no lado esquerdo da página.

    Lembrando que a assinatura vigora por tempo indeterminado, até que o candidato efetue o cancelamento.

  14. Após o cancelamento da assinatura o acesso será interrompido imediatamente?

    Se o candidato efetuar o cancelamento dentro de 7 dias corridos, o acesso será imediatamente bloqueado. Essa regra vale somente para a primeira assinatura.

    Se o candidato efetuar o cancelamento ao longo da assinatura, o sistema informará a ele a data em que o seu acesso se encerrará. No último dia do plano o acesso será automaticamente bloqueado.

    Se o candidato cancelar no último dia de seu período de assinatura, o acesso ao site será imediatamente bloqueado.

  15. E se o cancelamento da assinatura for realizado no meio do plano contratado?

    O cancelamento ficará programado para o último dia do plano contratado, o seu acesso liberado até o final de seu plano e as cobranças serão geradas normalmente.

  16. Quando o candidato já conseguiu um novo emprego e não quiser mais utilizar a assinatura. O que deve fazer?

    O profissional não deve permanecer cadastrado no Emprego Certo somente enquanto estiver desempregado.

    O profissional empregado tem mais chances de conseguir o emprego que realmente deseja, pois já passou pela fase mais difícil, porque procurar emprego estando desempregado gera ansiedade, o que atrapalha muito no momento de uma entrevista/dinâmica. Já o profissional que já está empregado fica mais calmo e seguro.

  17. Cancelei a minha assinatura antes do 8º dia e recebi cobrança. Por qual motivo isso ocorreu?

    A contagem inicia no dia do cadastramento do currículo.

  18. Assinei um Plano Mensal e recebi duas cobranças. Por qual motivo isso ocorreu?

    A assinatura vigora por tempo indeterminado, até que o candidato efetue o cancelamento, na Página do candidato.

  19. Assinei um Plano Trimestral e recebi a 4ª cobrança. Por qual motivo isso ocorreu?

    A assinatura vigora por tempo indeterminado, até que o candidato efetue o cancelamento, na Página do candidato.

  20. Assinei um Plano Semestral e recebi a 7ª cobrança. Por qual motivo isso ocorreu?

    A assinatura vigora por tempo indeterminado, até que o candidato efetue o cancelamento, na Página do candidato.


Para Ex-assinantes

  1. Como reativar a assinatura?

    Para reativar a sua assinatura, digite o seu login e senha cadastrados. Em seguida, clique em Reative sua assinatura e escolha um plano e uma forma de pagamento.

  2. Se eu reativar a minha assinatura, terei que cadastrar novamente o meu currículo?

    Na reativação da assinatura, serão aproveitados os dados do currículo cadastrado anteriormente.
    Caso deseje alterar os dados do currículo, clique em Editar currículo e realize as modificações. Em seguida, clique em Continuar.

  3. Posso experimentar o site por 7 dias novamente?

    Os 7 dias para experimentar o site são válidos somente para a primeira assinatura.

    Não perca tempo, reative a sua assinatura.

  4. Qual é o telefone da Central de Atendimento do Emprego Certo?

    A Central de Atendimento está a sua disposição no telefone 4003-9600 (capitais e regiões metropolitanas) ou (11) 4003-9600 (demais localidades) de segunda a sábado, das 9h às 21h30.