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05/12/2014 - 15h44

Os 7 hábitos matinais das pessoas bem-sucedidas

Da redação Emprego Certo

Deus ajuda quem cedo madruga. Quem nunca ouviu esse famoso ditado? Mas acordar cedo não é tarefa fácil e requer muita disciplina e disposição. Há quem diga que não é uma pessoa matinal, que ache muito complicado organizar a sua rotina para estar de pé bem cedinho. Ou mesmo aquelas que não funcionam antes das 10 horas da manhã.

Os benefícios de adotar essa nova rotina são muitos e podem até dar um empurrão na carreira do profissional caso dedique o seu tempo a alguns hábitos matinais bem simples, porém supereficientes. Foi isso que apontou o site Career Builder, que listou o que pode ser realizado ao acordar cedo e os seus respectivos benefícios.

Marcelle Neves Oliveira e Camila Calabraro, da Luandre, são consultoras da área de desenvolvimento organizacional e toparam comentar sobre os hábitos, trazendo para o nosso cenário e contextualizando as situações.

1. Meditação  

De qualquer tipo e mesmo que seja apenas por cinco minutos.

“A meditação é utilizada há muitos anos, porém com fundamentos diferentes. Hoje em dia, o hábito pode ser deixado de lado por conta da constante correria e busca por otimizar o tempo, o que pode impedir a prática. Mas vale ressaltar a fundamental importância da meditação, uma vez que é comprovado cientificamente que, se realizada com certa frequência, ela nos auxilia no controle de stress e ansiedade”.

2. Pare e sinta o aroma de alecrim

Pesquisas apontam que certos aromas como alecrim, laranja e limão, podem revigorar nossos sentidos, elevar o nosso humor e potencializar a nossa produtividade ao longo do dia.

“Quando pensamos em aromaterapia (tratamento por meio de perfumes), temos em evidência o alecrim. No contexto profissional, ela pode ser utilizada justamente com o intuito de reduzir o estresse, além de proporcionar um bom nível de atenção na execução de tarefas repetitivas e também memória de longo prazo”.

 

3. Tome uma dose de vitamina D

Aproveite os efeitos do Sol. Estar exposto aos raios solares ajuda o corpo a se acostumar ao horário e re-energizar o cérebro.

 

“Hoje em dia, é bastante comum vermos profissionais, em seus horários de almoço e “cafezinho”, tomando banho de sol nos arredores da empresa. É um hábito que tem sido cultivado pelas pessoas e os próprios médicos indicam como remédio para muitas doenças físicas e emocionais. Vale lembrar que o sol é tão importante e vital em nosso dia a dia, que nos países gelados o índice de tristeza profunda é muito maior quando comparado com países tropicais”.

 

4. Prepare uma lista de tarefas

Isso pode tornar o dia mais gerenciável e menos estressante

“Cada profissional tem uma forma de se organizar, porém, o planejamento do dia por meio de uma lista ou agenda facilita o gerenciamento não somente de atividades que foram programadas como também as que surgem como imprevistos. Além disso, o profissional que se organiza com uma lista de afazeres tem mais facilidade para alcançar resultados”.

5. Ouça música

Estudos recentes apontam que existe uma relação entre ouvir música e a redução de ansiedade.

“Muitas empresas adotam a “musica ambiente” como forma de relaxar os colaboradores e tornar o ambiente mais agradável e, consequentemente, diminuir a ansiedade. Inclusive, algumas criam até canais onde os colaboradores podem sugerir suas músicas favoritas para que sejam tocadas ao longo do dia”.

6. Faça exercícios

Apenas 20 minutos de movimento por dia são suficientes para trazer benefícios físicos e mentais.

“Realizar atividades físicas antes do expediente de trabalho é uma tendência com cada dia mais adeptos. Alguns colaboradores afirmam que mesmo após 1 hora de academia ou 20 minutos de alongamento é perceptível o aumento da disposição para encarar o dia e ter maior resistência ao estresse. Podemos entender a atividade como um aquecimento físico e mental, de certa forma uma preparação para o decorrer do dia”.

 

7. “Coma o sapo”

Como disse Mark Twain “coma um sapo vivo logo de manhã e nada pior poderá acontecer no resto do dia”. Ou seja, faça a tarefa mais difícil primeiro para que não tenha que ficar pensando nela o resto do dia.

“Consideraria dois outros pontos importantes. Primeiro, acredito que devemos fazer primeiro que é prioridade, independente se é uma tarefa mais fácil ou mais difícil e, segundo, que existem pessoas que funcionam mais na parte da tarde e, esse fator também deve ser respeitado. Cada um deve avaliar a sua necessidade”.

 

Eu não produzo durante a manhã

Para os profissionais que lidam com dificuldades para manter uma rotina matinal, as consultoras apontam que o além do autoconhecimento, é necessário que o ele tenha maturidade para entender que independente de seu humor, ele precisa desempenhar suas tarefas durante o horário contratual. Partindo desse princípio, os demais conceitos de trabalhar fazendo o que gosta, manter uma boa alimentação e praticar exercícios se aplicam aqui.

Mas não vai ser fácil. Certamente adotar uma nova rotina requer muita disciplina e força de vontade.  A pessoa tem que acreditar que estes fatores refletem em sua vida de alguma forma. Em seguida, o que resta é se planejar para conseguir dar conta de todas as dicas em paralelo com todos os outros papéis que exerce em sua vida, como ser mãe, pai, filho, cônjuge, aluno e profissional.

 

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