Não tem cadastro? Clique aqui!

Já tem cadastro? Entre aqui

  • BUSCAR
Busca avançada de vagas

Limpar campos

06/10/2014 - 14h42

O otimista tem aptidão para o sucesso

Você pode ter várias qualidades, mas se não for otimista tudo é mais difícil.

 

Todos que me conhecem, mesmo que seja de forma mais superficial, sabem que sou uma pessoa muito otimista. Essa com certeza é minha marca registrada.

 

Pautei minha vida acreditando que as minhas iniciativas terão sucesso e darão certo, que nada é impossível de ser feito ou conquistado, que o copo ao meio está mais cheio do que vazio. Acredito que sempre existe uma solução ou alternativa para um problema por mais extremo que possa parecer. E posso afirmar, tem dado certo pensar assim!

 

Acredito que as conquistas, sejam elas pequenas ou grandes, precisam primeiro ser construídas no campo do pensamento, portanto a realização delas é apenas um reflexo na vida real.

 

Para os pessimistas de plantão, vai um recado: Sei que notícias ruins atraem a atenção, vendem jornais e revistas, dão audiência para televisão, sites de notícias e redes sociais, mas isso está ligado à curiosidade mórbida das pessoas e o pior, estas situações negativas contaminam os pensamentos e interferem na capacidade de realização das pessoas.

 

Se tem um acidente na estrada todos querem olhar para a desgraça alheia, ver se tem mortos, feridos ou sangue no chão, fruto de pura curiosidade, para virar assunto em casa ou no trabalho. Tenho certeza que ninguém gostaria de estar lá no lugar do morto, do ferido ou da família dele, concordam?

 

Como ninguém gosta de estar ao lado de pessoas que acham que tudo dará errado, o jeito é afastar essas pessoas pessimistas do nosso círculo de convivência.

 

Em contrapartida, o otimismo contagia. É extremamente agradável ficar perto de alguém que irradie felicidade, bom humor, que fale coisas boas e tenha uma energia positiva, por isso é comum ver pessoas otimistas cercadas de gente. Enfim, todo mundo quer estar ao lado de alguém “pra cima” e é comum também que a maioria das pessoas de grande sucesso tenham mentes otimistas.

 

Fiz um rápido estudo sobre o tema e alguns fatos comprovam que o otimismo é fator que leva ao sucesso, vejam alguns deles:

 

1) Atletas de alta performance, das mais diferentes áreas como jogos, corridas de F1, de rua ou de pista, ouvem músicas para estimular sua energia que têm em suas letras frases otimistas e que motivam. Quem já teve a oportunidade de estar em um vestiário de um grande clube antes de um jogo importante sabe como acontece esse ritual (você pode ver vídeos que os clubes disponibilizam na rede). Bons exemplos desta realidade são atletas Lewis Hamilton, Usain Bolt e Djokovic - todos tomam um banho de otimismo antes das competições.

 

2) No mundo empresarial não é diferente. Os grandes executivos antes de reuniões importantes e decisivas, bem como os grandes palestrantes, antes de irem aos palcos, mentalizam momentos de puro otimismo, imaginam o objetivo alcançado. Por exemplo, o executiva mentaliza uma fábrica pronta e operando a todo vapor, gerando resultados, o grande palestrante visualiza uma plateia satisfeita, aplaudindo de pé a excelente palestra. Com isso já entram com o espírito vencedor em suas missões e o caminho para o êxito é mais seguro.

 

3) Ao procurar emprego o otimista também sai na frente, nas dinâmicas de grupo, comuns em grandes processos seletivos, os candidatos que encontram as soluções para os problemas, que buscam alternativas para assuntos impossíveis, que sorriem mais, que enxergam o copo cheio, majoritariamente figuram entre os finalistas.

 

Com base nestes fatos fica mais claro entender porque alguns times têm mais sucesso que os outros, porque um executivo consegue alcançar resultados excepcionais, porque um palestrante move multidões para ouvi-lo, ou como alguns candidatos têm mais opções de empregos que outros, em comum estas pessoas tem o otimismo e o pensamento positivo.

 

É óbvio que não basta ser otimista para alcançar o sucesso. Para alcançar o sucesso são necessários diversos atributos, entre eles persistência, trabalho duro, aptidão e talento, dedicação séria, estudo que leve ao aprimoramento, perseverança, etc. No entanto, se você tiver essas qualidades e muitas outras, mas sem otimismo, acredite, você provavelmente faz parte do grupo dos que tem enormes dificuldades para alcançar o sucesso que acredita merecer.

 

Reflitam sobre isso, e que o otimismo esteja sempre presente em sua vida.

ver mais dicas

Destaques

Currículo
Cuidado na sua redação
Carreira
A Escolha da Profissão
Sabe a diferença?
Recolocação, Outplacement , Headhunting e Coaching
Colunas
Daniela do LagoDaniela do Lago
Cezar TegonCezar Tegon
Eugenio MussakEugenio Mussak
Elaine SaadElaine Saad
Gutemberg de MacêdoGutemberg de Macêdo
Judith BritoJudith Brito
Licia Egger MoellwaldLicia Egger Moellwald
Luiz PagnezLuiz Pagnez
Boletim
Receba por e-mail o boletim do Emprego Certo

É necessário informar um e-mail