Não tem cadastro? Clique aqui!

Já tem cadastro? Entre aqui

  • BUSCAR
Busca avançada de vagas

Limpar campos

08/08/2014 - 10h31

5 atitudes para lidar com chefes insuportáveis

Da redação Emprego Certo

Quando o seu chefe entra na empresa, a sua vida vira uma tortura? Não ache que o seu caso é raro. Existem diversos tipos de chefes que são nada menos do que insuportáveis: aqueles que empilham demandas atrás de demandas sem ver se há tempo para entregar tudo, os que cobram resultados a toda hora, os mais agressivos e os arrogantes.

É claro que uma única pessoa pode desmotivar uma equipe inteira de profissionais, ainda mais sendo o chefe. Ainda mais que, na hierarquia da empresa, é difícil encarar uma briga com quem tem um cargo maior.

Como arrumar emprego não está tão simples, muitas pessoas preferem sofrer no horário comercial nas mãos dos seus superiores do que pedir demissão. O único momento de descanso é o fim de semana. Ou seria, já que o chefe insuportável pode mandar um e-mail e exigir algo para ontem.

Mas há um meio termo. Listamos, abaixo, algumas dicas para ajudar você a aprender a lidar com seu chefe, antes que sua vida vire uma tortura. Confira:

Compreenda o mundo corporativo
O efeito dominó é comum dentro do mundo corporativo. Perceba que há dias em que o seu chefe está muito mais estressado do que o costume. É possível que ele tenha sido duramente cobrado pelo superior imediato dele e os subordinados recebem a bronca na sequência. Então, o primeiro passo é entender que uma empresa funciona por meio de pressões vindas por todos os lados. Então, o seu chefe pode não ter nada contra você pessoalmente.

Demonstre segurança
A sua voz, a maneira como fala e a linguagem corporal, tudo isso, é fundamental para mostrar a segurança. Se você apresenta confiança na hora de falar, seja para dar um simples recado ou para descrever situações (ou soluções) nas reuniões, aumentam as chances de que você seja ouvido. A mesma coisa se o seu superior te surpreender com alguma pergunta: tente não ficar nervoso e responda com clareza. Essas atitudes evitam mostrar fragilidade e aumentam o seu cacife.

Mantenha a postura profissional
Encare as atitudes insuportáveis do seu chefe profissionalmente. Ou seja, nada de falar mal dele pelas costas. Isso pode tirar um pouco de todo peso que você carrega, mas não vai te levar a lugar nenhum dentro da empresa. Pelo contrário, se uma dessas reclamações chegar aos ouvidos do seu patrão, a situação só vai piorar.

O outro lado também pode trazer problemas. Não ajuda ver o seu chefe como pior inimigo, assim como só traz dores de cabeça ver o seu chefe como grande amigo. Mantenha um relacionamento apenas profissional, fazendo as suas obrigações e entregando as tarefas no prazo.

Saiba descobrir o melhor momento
Chefes, também, têm picos de estresse e você já deve ter visto quando eles ocorrem. Então, evite aumentar a pressão. Se for possível, busque outros dias melhores para conversar com ele. Por exemplo, se você tem alguma dúvida de uma tarefa, nunca procure seu chefe depois que ele sair de uma reunião com outros executivos. A tensão pode estar alta.

Conheça a personalidade dele
Entenda como ele funciona para tentar melhorar a sua vida. Se, por exemplo, ele explode a qualquer escorregão dos funcionários, tente criar maneiras de descobrir os erros antes que eles estourem (junto com o seu chefe).

E evite conflitos bobos. Avise quando for atrasar (e tenha uma justificativa razoável), mantenha o seu horário de almoço dentro do combinado e não vai embora antes de terminar o que for urgente.

E foca no trabalho. Trabalhando duro e cumprindo os prazos, você aumenta as suas chances de ter sucesso.

Mas não adianta dar murro em ponta de faca. Se você fizer tudo isso e nada mudar, bom, não tem outro jeito: troque de emprego.

ver mais dicas

Destaques

Currículo
Cuidado na sua redação
Carreira
A Escolha da Profissão
Sabe a diferença?
Recolocação, Outplacement , Headhunting e Coaching
Colunas
Daniela do LagoDaniela do Lago
Cezar TegonCezar Tegon
Eugenio MussakEugenio Mussak
Elaine SaadElaine Saad
Gutemberg de MacêdoGutemberg de Macêdo
Judith BritoJudith Brito
Licia Egger MoellwaldLicia Egger Moellwald
Luiz PagnezLuiz Pagnez
Boletim
Receba por e-mail o boletim do Emprego Certo

É necessário informar um e-mail