Não tem cadastro? Clique aqui!

Já tem cadastro? Entre aqui

  • BUSCAR
Busca avançada de vagas

Limpar campos

24/06/2014 - 12h08

Japoneses deram show de polidez depois de jogo contra a Costa do Marfim

Em tempos de Copa não dá para falar de outra coisa que não seja futebol, principalmente quando a notícia é etiqueta nos estádios. Dessa vez a nota que ganhou destaque nas mídias foi o comportamento dos japoneses ao final da partida disputada contra a Costa do Marfim. Imagine só, eles ajudaram a limpar a arena em Recife.

 

Para a maioria dos torcedores foi um susto ver os torcedores da terra do sol nascente de saco plástico nas mãos ajudando recolher a sujeira depois da partida.

 

O que para muitos pode parecer subserviência e até falta de noção, faz parte da cultura daquele país. Os japoneses são educados desde crianças a pensar na coletividade, no outro que convive lado a lado e que mesmo sendo desconhecido merece cuidado e respeito.

 

Esse tipo de comportamento além de inesperado causou inveja, pelo menos numa boa parte dos brasileiros e em outros turistas que nunca imaginaram um comportamento parecido de pessoas que mesmo anônimas e longe de casa dão o melhor de si para os outros.

 

Um exemplo menos nobre acontece nos nossos cinemas que ao final das sessões acumulam um montão de sujeira que as pessoas deixam para trás ao sair da sala. Vendo o comportamento dos torcedores japoneses no estádio fica claro que falta de consideração com o espaço público não acontece no Japão nem nos estádios, nem nos cinemas nem em lugar algum.

 

Para os brasileiros o comportamento dos torcedores japoneses é uma boa dica. Temos que nos deixar aprender com os bons exemplos para sermos ainda melhores no trato do espaço público, do profissional e é claro em tudo o que diz respeito a nossa vida pessoal.

ver mais dicas

Destaques

Currículo
Cuidado na sua redação
Carreira
A Escolha da Profissão
Sabe a diferença?
Recolocação, Outplacement , Headhunting e Coaching
Colunas
Daniela do LagoDaniela do Lago
Cezar TegonCezar Tegon
Eugenio MussakEugenio Mussak
Elaine SaadElaine Saad
Gutemberg de MacêdoGutemberg de Macêdo
Judith BritoJudith Brito
Licia Egger MoellwaldLicia Egger Moellwald
Luiz PagnezLuiz Pagnez
Boletim
Receba por e-mail o boletim do Emprego Certo

É necessário informar um e-mail