Não tem cadastro? Clique aqui!

Já tem cadastro? Entre aqui

  • BUSCAR
Busca avançada de vagas

Limpar campos

28/02/2014 - 16h48

E a tal felicidade no trabalho?

O que tenho percebido é que, muitas vezes, este assunto gera certa angústia nas pessoas. Fomos educados a nos dedicar ao trabalho, buscar sucesso profissional e ganhar dinheiro. Mas seria possível conciliar trabalho, remuneração e felicidade? Sim, mas não é tão simples assim. Afinal, muitos profissionais têm expectativas irreais sobre a tão sonhada felicidade no trabalho.

“Só serei feliz se fizer o que eu gosto!”. Ouço essa frase com frequência e discordo dela. Você conseguirá alcançar momentos de felicidade se fizer atividades que tem talento para fazer. A diferença é bem simples: você nem sempre tem talento para tudo o que gosta de fazer! Muitos gostam de cantar, mas nem todos têm o talento de grandes cantores, como Celine Dion, Whitney Houston ou Pavarotti. Jogar bola, então, nem se fala! Mas quem joga tão bem quanto Neymar, Messi ou Cristiano Ronaldo?

Uma dica para descobrir o seu talento é identificar a atividade que você faz com facilidade, maestria e excelência, mas sem grandes esforços. Isso não significa que não tenha que aprimorar tal habilidade ou se dedicar a ela, mas que é algo que acontece naturalmente. Quando você descobre o seu real talento, passa a gostar do que faz! Esse é o caminho.

E voltando a falar de felicidade no trabalho, muitos têm pensamentos ilusórios quanto ao real significado de uma vida corporativa feliz. Imaginam-se ganhando rios de dinheiro, trabalhando pouco, somente se divertindo e não tendo problemas. É preciso colocar os pés no chão!  Tudo na vida vai ter seu lado ruim. Muitas vezes você terá que lidar com fatos difíceis, pragmáticos, e nem sempre fará o que gostaria de estar fazendo.

Vou além: quanto mais no início de sua carreira você estiver, mais terá que fazer coisas de que não gosta. Isso é fato! Mesmo que seja um trabalho que tem talento para fazer. Porque o mundo ainda não comprovou seus resultados e não percebeu o quão bom e sensacional você é! Nesse caso, terá que batalhar para mostrar resultados extraordinários e, na medida em que você comprova suas habilidades, a parcela de coisas que não gosta de fazer tenderá a diminuir.

Muitas vezes, o profissional tem uma noção leiga do mercado e por isso precisa de uma orientação. É necessário saber o que quer realmente. Você sabe o que é mais importante para você neste momento? Não acredite em tudo o que as pessoas falam. O que é bom para os outros, nem sempre é bom para você! A grama do vizinho não é mais verde do que a sua! Avalie os pontos positivos e os negativos, porque ambos existem, sempre.

Por isso, a felicidade está atrelada ao significado que o trabalho tem para você neste momento de vida. Para se alcançar a felicidade no trabalho, as metas da empresa devem ter alguma ligação com a estratégia que você tem para alcançar seu objetivo de vida e de carreira.

Eu acredito que a resposta está dentro de cada um de nós; basta fazer as perguntas certas. Por isso, convido todos a uma breve reflexão:

1. Quais são os seus maiores talentos?Aquilo que você sabe que faz bem.

2. No seu atual trabalho (ou no que está buscando), você está priorizando o que você gosta ou o que você faz muito bem?

3. Qual o seu objetivo neste momento da sua vida? Se não souber o que realmente quer, será difícil se adaptar em qualquer ambiente.

4. O que está fazendo hoje está te deixando mais perto ou mais longe do seu objetivo? Se te deixa mais perto, continue fazendo. Isso te dará forças para enfrentar momentos difíceis. Se te deixa longe, te convido a refletir e a se permitir visualizar como seria trabalhar usando seu talento na direção do objetivo que traçou.

Torço para que você seja muito feliz em seu trabalho!

ver mais dicas

Destaques

Currículo
Cuidado na sua redação
Carreira
A Escolha da Profissão
Sabe a diferença?
Recolocação, Outplacement , Headhunting e Coaching
Colunas
Daniela do LagoDaniela do Lago
Cezar TegonCezar Tegon
Eugenio MussakEugenio Mussak
Elaine SaadElaine Saad
Gutemberg de MacêdoGutemberg de Macêdo
Judith BritoJudith Brito
Licia Egger MoellwaldLicia Egger Moellwald
Luiz PagnezLuiz Pagnez
Boletim
Receba por e-mail o boletim do Emprego Certo

É necessário informar um e-mail