Não tem cadastro? Clique aqui!

Já tem cadastro? Entre aqui

  • BUSCAR
Busca avançada de vagas

Limpar campos

15/04/2013 - 17h57

Cerimonial, Protocolo e Etiqueta não são coisas de gente antiquada

Numa sociedade como a brasileira em que a máxima é a descontração, falar em Cerimonial, Protocolo e Etiqueta pode parecer um paradoxo.

 

Sugerir que as pessoas adotem para si, em seus relacionamentos e eventos, as fórmulas rígidas que regem os cerimoniais dos eventos oficiais, social e sócio profissional e, também o que ditam as normas de etiqueta, é atear fogo numa seara marcada pela idéia de que a receita para o sucesso é manter-se longe das artificialidades e do engessamento das posturas.

 

Embora a descontração seja mesmo uma delícia, os eventos de caráter oficial, social, profissional e sócioprofissional, em sua maioria, são marcados pelas regras de protocolo e etiqueta que são seguidas no dia a dia por todos nós, muitas vezes, sem que nos apercebemos do fato.

 

 No cotidiano todos nós fazemos uso das regras de cerimonial, protocolo e de etiqueta em eventos, tais como aniversários, jantares com amigos, festas da empresa e até reuniões com nossos clientes. E, nos eventos especiais como: entregas de prêmios, posses de cargos, inaugurações e etc.

 

Cerimonial, protocolo e etiqueta são ferramentas que servem para dar as diretrizes de como as pessoas devem se comportar em determinadas situações. Ao mesmo tempo em que facilitam muito a vida, tanto de quem recebe pessoas quanto de quem é hóspede.

 

Além disso, com as regras de cerimonial, protocolo e etiqueta é possível saber com antecedência o que deve ser feito, como e quando fazer o quê nas diversas situações da vida em sociedade.

 

Um exemplo prático do quanto as regras de cerimonial, protocolo e etiqueta influenciam a vida das pessoas e fazem parte do cotidiano, são as festas de empresas. Toda vez que uma organização promove um evento importante segue uma série de regras do cerimonial e de etiqueta.

 

Os passos para a organização de um evento fazem parte do protocolo da comemoração e, via de regra, devem ser respeitados por quem recebe e por quem comparece como convidado.

 

Entre outras, as regras de protocolo para um evento mandam que os convites sejam subscritos de acordo com a etiqueta e que sejam distribuídos com antecedência. Da mesma forma, sugerem ou solicitam um tipo de roupa que o convidado deverá usar na ocasião para estar de acordo com o tipo de festa.

 

Numa cerimônia de empresa o protocolo pode ser menos rígido do que as regras de protocolo de um evento ligado ao governo – posse de governador, inaugurações oficiais, cerimônias de caráter internacional e etc.. Mesmo assim, os deslizes, quando acontecem, são notados por todos os que estão acostumados a este tipo de cerimonial.

 

A cerimônia pode ser considerada como o evento em si e que como tal, terá regras de cerimonial ou de protocolo específicas. Existem cerimônias de cunho social, profissional, governamental, universitária, esportiva, religiosa entre outras. E, para cada eventos existe um cerimonial ou um grupo de regras de protocolo relativas a ele.

 

Desta forma, o cerimonial da abertura de um campeonato mundial de futebol será diferente do cerimonial de abertura de um congresso ou da cerimônia de abertura de uma reunião entre países ou mesmo da posse do presidente de uma empresa. Mas, cada um desses eventos será guiado por normas de cerimonial ou protocolo e de etiqueta.

ver mais dicas

Destaques

Currículo
Cuidado na sua redação
Carreira
A Escolha da Profissão
Sabe a diferença?
Recolocação, Outplacement , Headhunting e Coaching
Colunas
Daniela do LagoDaniela do Lago
Cezar TegonCezar Tegon
Eugenio MussakEugenio Mussak
Elaine SaadElaine Saad
Gutemberg de MacêdoGutemberg de Macêdo
Judith BritoJudith Brito
Licia Egger MoellwaldLicia Egger Moellwald
Luiz PagnezLuiz Pagnez
Boletim
Receba por e-mail o boletim do Emprego Certo

É necessário informar um e-mail