Não tem cadastro? Clique aqui!

Já tem cadastro? Entre aqui

  • BUSCAR
Busca avançada de vagas

Limpar campos

04/02/2013 - 15h14

Saber falar 'não' está longe de ser grosseiro

Dá para falar a verdade sem ofender? E defender seus direitos sem precisar agredir? Dá sim, sendo assertivo. Assertividade é falar e fazer o que achamos certo, sem desrespeitar os outros.

A pessoa assertiva sabe que apesar do seu comportamento ter reflexos é possível verbalizar o que pensa sem receio de prejudicar sua imagem perante os outros.

Ser assertivo é mais difícil que parece, porque temos que ir contra o que aprendemos quando crianças, a não brigar, ser bonzinho, não discutir à toa e essas coisas que na vida adulta só atrapalham.

Mas o comportamento assertivo é visto, na maioria das vezes, de forma positiva porque é mais fácil se relacionar compessoas que usam da franqueza com moderação e respeito.

Porém, é preciso quebrar algumas barreiras pessoais tais como, lidar com o medo de perder o emprego, de ser humilhado, de ser excluído ou rejeitado por falar o que não é esperado. Vencida essa batalha, a assertividade é um comportamento que pode trazer grandes vantagens para a pessoa, desde que seguindo algumas regras:

 

Ter coragem de dizer "não" quando for preciso, e "sim" quando realmente quiser dizer "sim”.

Ser flexível, bom ouvinte, transparente, objetivo e saber responder com educação quando solicitado um parecer ou ajuda.

Não gritarou falar de forma ríspida tudo o que vem na cabeça. Em vez disso, é possível dizer “Acho interessante sua visão, embora não concorde plenamente”, “No meu ponto de vista as coisas são diferentes” ou ainda “Posso discordar de você nisso?”.

Estimular decisões em conjunto, sem querer fazer prevalecer sua opinião.

Aceitar as diferençase proporcionar um clima que permita que todos se sintam à vontade para contestar. Perguntas do tipo “Alguém discorda?”, são sempre simpáticas.

Não enrolar, inventar ou distorcer os fatos. Esse comportamento gera desconfiança.

Buscar coragem para conversar francamentese achar que foi mal interpretado, ou não gostou do que aconteceu.

Ninguém tem controle sobre o que a outra pessoa pensa. Em algumas situações, mesmo fazendo tudo para agradar descobrimos que não foi suficiente. Então é melhor ser fiel ao que você acredita.

 

Ser assertivo pode ter um preço, principalmente quando as pessoas não estão acostumadas a serem contrariadas. Mas mesmo assim vale a pena tentar. Assertividade é uma postura educada, que colabora para a autoestima e ajuda a diminuir o estresse.

ver mais dicas

Destaques

Currículo
Cuidado na sua redação
Carreira
A Escolha da Profissão
Sabe a diferença?
Recolocação, Outplacement , Headhunting e Coaching
Colunas
Daniela do LagoDaniela do Lago
Cezar TegonCezar Tegon
Eugenio MussakEugenio Mussak
Elaine SaadElaine Saad
Gutemberg de MacêdoGutemberg de Macêdo
Judith BritoJudith Brito
Licia Egger MoellwaldLicia Egger Moellwald
Luiz PagnezLuiz Pagnez
Boletim
Receba por e-mail o boletim do Emprego Certo

É necessário informar um e-mail