Onde estou:
- Emprego Certo »
-
Profissional em Foco
“Em nenhum outro lugar ou ocasião o poder de fazer ótimas perguntas tem um valor mais imediato e capaz de mudar uma vida do que em uma entrevista de emprego. Ali, a capacidade de um candidato sintetizar a troca de energia da entrevista de emprego em um conjunto de perguntas coordenadas separa as superestrelas dos demais candidatos.”
Penélope Trunk
CEO, Brazen Careerist
O preparo para a entrevista de emprego é de vital importância para conquista do primeiro emprego ou de nova posição no competitivo e exigente mercado de trabalho.
Aqueles profissionais que subestimarem o seu valor pagarão um alto preço – a perda da oportunidade de um bom emprego.
Explico: a globalização da economia, o surgimento e o avanço acelerado de novas tecnologias, a mudança na natureza do trabalho, a acirrada competição entre as empresas e as nações, tornaram o processo de encontrar um bom emprego mais desafiador do que em qualquer outra época da sociedade moderna e pós-industrial.
O preparo a que me refiro tem vários aspectos:
- A percepção que o profissional tem sobre si mesmo
- O conhecimento do mercado de trabalho e como ele opera
- O domínio do processo seletivo em todas as suas fases
- A capacidade de formular perguntas inteligentes e que possam distingui-lo entre os milhares de profissionais que competem diária e avidamente no mercado de trabalho de trabalho.
É sabido que quando dois candidatos são iguais em todos os aspectos – idade, formação acadêmica, nível de experiência, competência técnica, fluência em mais de um idioma, exposição internacional, etc. – o prato da balança penderá para o candidato que fizer as perguntas mais inteligentes. No entanto, quando os candidatos não são capazes de formular perguntas desafiadoras, intrigantes e diferenciadas, é um sinal evidente de que eles não sabem pensar com independência e senso crítico. Eles são meros repetidores de textos lidos ou ouvidos. Essa é uma atitude muito comum em nossos dias entre profissionais à procura de trabalho.
Infelizmente, para muitos profissionais, aprender significa assimilar minuciosamente todo o conhecimento fornecido por gurus e especialistas sem qualquer questionamento mais aprofundado. Esse é um grave equívoco. Afinal, eles devem questionar tudo, absolutamente tudo. Nada deve fugir ao seu escrutínio.
A leitura do livro “A VAGA É SUA” é obrigatória para todos aqueles profissionais que diariamente saem em busca de novo posto de trabalho. Ele reúne 301 perguntas inteligentes para posicioná-lo na vanguarda e capacitá-lo na condução de uma entrevista que impressione os seus entrevistadores.
Entretanto, elas não devem torná-los passivos. Todos devem usá-las como alicerce para a construção de novas indagações. Não há uma pergunta que uma vez feita os conduzirão ao sucesso no processo seletivo. A fórmula imbatível, passo a passo, não é apenas ardilosa; ela é como afirmou Soren Kierkegaard a respeito da verdade, como procurar em um quarto escuro um gato preto que não está lá.
Portanto, o não aprimoramento ou a criação de novas perguntas é cair no mesmo erro – a falta de distinção.
O livro é formado por três partes:
- Parte I – As Regras do Jogo – Trata sobre as regras básicas para construção das melhores perguntas: por que os candidatos necessitam fazer perguntas inteligentes; assuntos sobre os quais não devem questionar; a melhor hora para fazer perguntas, etc.
- Parte II – Entreviste o Entrevistador - Discute as 301 perguntas explicitadas no livro. Como questionar headhunters, selecionadores, agências de colocação de pessoal e ao gerente responsável pela contratação.
- Parte III – O Ciclo de Vida da Pergunta – Discorre dos cenários mais comuns em entrevistas de emprego e recomenda perguntas cruciais para cada um deles.
O livro foi escrito por um especialista em recolocação profissional, John Kador, com a ajuda de centenas de selecionadores profissionais, coaches, gerentes de contratação, além de especialistas de recursos humanos de grandes organizações.
Acredito que os leitores se beneficiarão tremendamente com a leitura deste trabalho, à medida em que desejam ser mais competitivos no mercado de trabalho.
O livro deve ser usado como um guia, porém jamais deve substituir o seu pensamento livre, crítico e reflexão mais aprofundada. Afinal, o homem que não se decide a cultivar o hábito de pensar e de questionar desperdiça o maior prazer de sua vida. Nas palavras de Thomas Edison, cientista e inventor norte-americano, 1847-1931, “Ele não apenas perde o maior prazer, como não consegue aproveitar o máximo de si mesmo. Todo o progresso, todo o sucesso, floresce do pensamento.”
Destaques
- Currículo
- Cuidado na sua redação
- Carreira
- A Escolha da Profissão
- Sabe a diferença?
- Recolocação, Outplacement , Headhunting e Coaching
- Colunas
Daniela do Lago
Cezar Tegon
Eugenio Mussak
Elaine Saad
Gutemberg de Macêdo
Judith Brito
Licia Egger Moellwald
Luiz Pagnez