Não tem cadastro? Clique aqui!

Já tem cadastro? Entre aqui

  • BUSCAR
Busca avançada de vagas

Limpar campos

20/03/2012 - 11h41

Todo dia é uma nova oportunidade para auto-recriação

“Em qualquer trabalho, a diferença entre o excelente, o medíocre e o ruim está, na maioria dos casos, em se ter a imaginação e a disciplina para recriar-se todos os dias.”

 

Tom Peters, consultor e escritor norte-americano

“The Pursuit of Wow! Every Person’s Guide to Topsy-Turvy Times,” 1994


 

A auto-renovação é um imperativo da sociedade moderna e globalizada. É minha opinião que nenhum profissional sobreviverá no mundo atual dos negócios sem o comprometimento com a sua reciclagem e renovação diária. Isto é, mudança permanente.

 

É sabido que a maioria dos profissionais fracassa em suas carreiras simplesmente porque gostam tanto dos velhos hábitos e métodos de trabalho que não conseguem fazer a travessia do velho para o mais novo.

 

Não é necessário, portanto, empreender grandes esforços para vê-los em nossas organizações, quer privadas ou públicas. Eles são profissionais que não se dão conta de que o ontem é passado e acordaram hoje cedo com as mesmas idéias, atitudes, comportamentos, vícios e conhecimentos ultrapassados.

 

Eles se comportam como se fossem habitantes da “Caverna de Platão.” Eles só vêem a própria sombra ou a sombra um do outro que o fogo projeta na parede oposta da caverna. Portanto, estão sempre preparados e dispostos para combater aquelas idéias ou ações que prometem desafia-los ou mesmo removê-los de sua zona de conforto. Em outras palavras, quando eles se privam da habilidade de alargar seus horizontes e capacidades, vivem praticamente em um estado de hibernação, ficam semimortos, e tudo, menos sua capacidade de sobrevivência, fica à espera; sentem frio e solidão e ficam isolados da natureza e do universo que se recicla quatro vezes por ano – no verão, outono, inverno e na primavera.  É uma pena, visto que somente eles têm a perder.

 

A idéia da importância da renovação pessoal é tão antiga quanto os filósofos gregos e os primeiros pregadores do Cristianismo. Paulo, conhecido também como Saulo de Tarso, foi um dos primeiros a falar de seu valor quando escreveu aos romanos: “E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação de vossa mente”.

 

Muitos séculos depois, Baltasar Gracian (século XVII), padre jesuíta, professor e pregador espanhol renomado, escreveu: “Renovar seu resplendor. É um privilégio da ave Fênix. O que é bom costuma envelhecer e sua fama também; o hábito diminui a admiração, e uma novidade medíocre acaba vencendo a mais alta eminência envelhecida. Portanto, cuidemos, pois de renascer em tudo: na coragem, na inteligência, na sorte; apresentemos novidades maravilhosas, amanhecendo, tal qual o sol, muitas vezes, alternando os locais de nossa atuação para que de um lado a falta desperte saudades e do outro a renovação aplausos.”

 

Mas, como operar o milagre da auto-renovação da carreira profissional todos os dias?

 

À luz de meus estudos, pesquisas e observações, sugiro a meus leitores as seguintes providências, diariamente:

 

  • Assuma a gestão de seu auto-desenvolvimento. Não cobre da empresa o que somente você pode fazer por si mesmo. Leia diariamente pelo menos vinte páginas de um bom livro. Pesquise sobre assuntos de seu interesse. Teste e acolha novas idéias. Nunca rejeite uma opinião por diferir da sua. Lembre-se que um dos propósitos fundamentais da leitura é abastecer suas próprias idéias e seu trabalho criativo.
     
  • “A melhor leitura, na verdade, é um ciclo de vida, no qual as idéias de um autor fluem para você, e as suas idéias então fluem de volta para o mundo na forma das coisas que você cria, dos trabalhos que você desenvolve e das pessoas que você afeta.” (Jordan Ayan, AHA! – 10 Ways to Free Your Creative Spirit and Find Your Great Ideas, 1997).
     

  • Toda manhã, antes de sair de casa para o seu trabalho pergunte: o que eu posso fazer hoje de diferente na minha empresa que me colocará à frente de todos os meus colegas?  Ao terminar o seu expediente de trabalho e antes de voltar para casa, questione: eu verdadeiramente fiz uma diferença na minha empresa e junto às pessoas com as quais trabalho – clientes, fornecedores, credores, superiores, pares e subordinados?
     

  • Aprenda a respeitar a si mesmo. Se você deseja conquistar o respeito dos outros, afirmou o literato russo Fyodor Dostoyevsky, “acima de tudo, respeite a si mesmo. Somente assim, por intermédio do respeito por si mesmo, levará os outros a respeitarem-no.”
     

  • Diversifique suas atividades pessoais, amplie seus relacionamentos e mude dos lugares que costuma freqüentar. Quanto mais você oxigenar a sua mente mais ela estará aberta ao novo. A mudança é a chave. Portanto, não tenha medo de mudar.

 

ver mais dicas

Destaques

Currículo
Cuidado na sua redação
Carreira
A Escolha da Profissão
Sabe a diferença?
Recolocação, Outplacement , Headhunting e Coaching
Colunas
Daniela do LagoDaniela do Lago
Cezar TegonCezar Tegon
Eugenio MussakEugenio Mussak
Elaine SaadElaine Saad
Gutemberg de MacêdoGutemberg de Macêdo
Judith BritoJudith Brito
Licia Egger MoellwaldLicia Egger Moellwald
Luiz PagnezLuiz Pagnez
Boletim
Receba por e-mail o boletim do Emprego Certo

É necessário informar um e-mail