Não tem cadastro? Clique aqui!

Já tem cadastro? Entre aqui

  • BUSCAR
Busca avançada de vagas

Limpar campos

27/02/2012 - 14h46

Carreira e mente empreendedora

“Os empreendedores corporativos têm algo a provar. Eles exercem um efeito disruptivo sobre os setores porque acreditam em uma forma melhor de fazer as coisas. Eles se destacam na identificação de oportunidades revolucionárias e em sua realização.”

 

Steve Tappin e Andrew Cave
The Secrets of CEO’s, 2006

 

Todo ser humano é um empreendedor. Essa face empreendedora se revelou até mesmo quando homens, mulheres, jovens e crianças habitavam nas cavernas. Eles tinham de descobrir novas moradias, novas fontes de alimento e novos recursos de autodefesa, armas, mesmo que primitivas. Portanto, todo ser humano era self-employed. Salomão, 900 a.C. dizia: “O trabalhador trabalha para si mesmo.”

 

A Torá, em seu primeiro livro, o Livro de Gênesis, afirma que Deus delegou ao primeiro homem, Adão, a gestão e domínio sobre todas as coisas. Portanto, ele tinha de cuidar de todas as coisas no Jardim do Éden. Ele deveria tirar o seu sustento e da sua companheira do próprio jardim.

 

Em nossos dias, muitas vezes, achamos que somente aqueles indivíduos que constituem empresas e constroem grandes impérios são os verdadeiros empreendedores. Essa visão, além de equivocada, é falsa. Todo ser humano é um empreendedor, até porque ele é o arquiteto e o construtor de sua própria vida e carreira. Ninguém poderá construí-las por ele. Sim, todo ser humano é um empreendedor, não porque constituem empresas, mas porque possuem em seu DNA a vontade para criar, desenvolver, melhorar, enriquecer e criar novos mundos.

 

O empreendedor é aquele indivíduo que encara grandes questões constantemente e encontra maneiras criativas de resolvê-las. Portanto, isso pode ocorrer em um laboratório de pesquisa, consultório médico, sala de aula ou de reunião, na cabine de uma aerovane, etc.

 

Todo profissional que deseje construir uma carreira bem-sucedida em nossos dias terá de redescobrir seu instinto empreendedor e usá-lo para perseguir novas carreiras. Não importa se ele é um médico, engenheiro, professor, músico ou executivo de carreira, entre inúmeras outras profissões. Sim, o seu futuro dependerá de sua capacidade para reanimar a sua mente empreendedora.

 

O mundo muda cada vez mais rápido. Aqueles que não forem capazes de se adaptar à nova realidade serão deixados para trás.

 

Empreendedores sabem tratar e gerenciar as transformações, as incertezas e as dificuldades que encontram nos dias modernos.

 

E como eles fazem isso? Semestralmente, eles param para avaliar seus pontos fortes, vulnerabilidades, aspirações, realidade de mercado, a fim de desenvolver um plano que revele suas vantagens competitivas.

 

ver mais dicas

Destaques

Currículo
Cuidado na sua redação
Carreira
A Escolha da Profissão
Sabe a diferença?
Recolocação, Outplacement , Headhunting e Coaching
Colunas
Daniela do LagoDaniela do Lago
Cezar TegonCezar Tegon
Eugenio MussakEugenio Mussak
Elaine SaadElaine Saad
Gutemberg de MacêdoGutemberg de Macêdo
Judith BritoJudith Brito
Licia Egger MoellwaldLicia Egger Moellwald
Luiz PagnezLuiz Pagnez
Boletim
Receba por e-mail o boletim do Emprego Certo

É necessário informar um e-mail