Não tem cadastro? Clique aqui!

Já tem cadastro? Entre aqui

  • BUSCAR
Busca avançada de vagas

Limpar campos

19/12/2011 - 06h00

A redação do curriculum vitae exige cuidados redobrados

A pena é na vida moderna o que a lança foi nos tempos heróicos: protege, mata, conquista. Quem não treina por certo tempo a manejar tais armas, pior para ele! Seu lugar será entre os vassalos ou os servos.

E. De Marchi, 1851-1616
Escritor Italiano
L’età preziosa, Lo scrivere

 

Escrever um bom livro, qualquer que seja a natureza de seu conteúdo – ficção científica, romance, negócios, biografia – exige muitas horas de trabalho solitário e ininterrupto. Essa é uma jornada que exige pesquisa demorada, intensa leitura, dedicação, foco, concentração, disciplina paciência e reflexão profunda.

 

Um livro, segundo o filósofo alemão, Arthur Schopenhauer, 1788-1860, nunca pode ser mais do que a impressão dos pensamentos do autor. O valor desses pensamentos reside na matéria, ou seja, naquilo sobre o que ele pensou, ou na forma, isto é na elaboração da matéria, naquilo que pensou a respeito.

 

O mesmo processo acontece quando o profissional se senta diante da tela de seu computador para escrever seu curriculum vitae, a fim de apresentá-lo ao mercado de trabalho. Ele deve causar a melhor impressão possível sob qualquer ângulo que porventura desejamos avaliá-lo.

 

Infelizmente, muitos profissionais em nossos dias não pensam de modo algum na hora de escrevê-lo. E às vezes o curriculum que copiam de outros é redigido da mesma maneira; ou seja, esse gênero de escrita assemelha-se à reprodução feita a partir de moldes de gesso que, por sua vez, foram feitos a partir de outros moldes e assim por diante, de modo que, no final das contas, até mesmo um Antínoo, como observou Schopenhauer, torna-se o contorno quase irreconhecível de seu autor.

 

A elaboração de um curriculum vitae nunca deveria ser feito às pressas e sem os devidos cuidados. Afinal, criar uma peça publicitária da relevância de um curriculum requer horas e horas de reflexão e redação criativa. Eu sei por experiência própria. Eu os redijo há mais de trinta e três anos e sei das dificuldades em redigi-los bem. Confesso que na maioria das vezes gostaria de melhorá-los ainda mais.

 

Essa necessidade se torna ainda muito maior diante da competição acirrada em nossos dias. As empresas desejam encontrar os melhores e os mais bem preparados profissionais do mercado de trabalho. E uma das melhores maneiras de avaliá-los é por  analisar a maneira como escrevem sobre eles mesmos. Se eles não são capazes de escrever com clareza sobre o que pensam, eles são péssimos tomadores de decisão. Eles não sabem pensar com profundidade.

 

Caro leitor, você não tem motivos para se queixar se não consegue encontrar um novo emprego se não sabe redigir um curriculum vitae que desperte o interesse do empregador em potencial em conhecê-lo e contratá-lo.

 

O seu curriculum vitae, enfatizo, é a peça publicitária mais importante que você pode produzir a seu respeito. Ele deve expressar seus talentos, suas qualificações e competências de maneira inequívocas. Você é o cara! Você precisa mostrar para seu futuro empregador que você vai beneficiá-lo. 

 

Portanto, ao escrever o seu curriculum vitae tome as seguintes providências:

 

  • Leia um bom livro sobre como elaborar um curriculum vitae que o coloque à frente de todos os seus concorrentes.

 

  •  Redija-o com total esmero. Cuidado com erros de português. Evite erros de qualquer natureza, i.e., escrever os nomes das empresas onde trabalhou de maneira incorreta.

 

  • Após redigi-lo, discuta-o com o seu melhor amigo e solicite críticas sobre o mesmo. Então, pergunte a você mesmo: se eu recebesse esse curriculum eu convocaria esse profissional para uma entrevista? Se a sua sensação não é boa pare. Você precisa reescrevê-lo.

 

  • Escolha o melhor tipo de papel. Busque a perfeição. Siga o modelo de Steve Jobs e produza uma revolução em sua carreira.

 

O profissional necessita tempo para considerar quem ele é, as experiências que adquiriu e que o torna superior a outros profissionais de seu campo de trabalho, as conquistas que empreendeu e que o tornaram distinto e as competências que tem a oferecer ao seu futuro empregador. 

 

 

 

ver mais dicas

Destaques

Currículo
Cuidado na sua redação
Carreira
A Escolha da Profissão
Sabe a diferença?
Recolocação, Outplacement , Headhunting e Coaching
Colunas
Daniela do LagoDaniela do Lago
Cezar TegonCezar Tegon
Eugenio MussakEugenio Mussak
Elaine SaadElaine Saad
Gutemberg de MacêdoGutemberg de Macêdo
Judith BritoJudith Brito
Licia Egger MoellwaldLicia Egger Moellwald
Luiz PagnezLuiz Pagnez
Boletim
Receba por e-mail o boletim do Emprego Certo

É necessário informar um e-mail