Não tem cadastro? Clique aqui!

Já tem cadastro? Entre aqui

  • BUSCAR
Busca avançada de vagas

Limpar campos

14/12/2011 - 10h02

Diferenças entre Consultoria de Recolocação Profissional, Outplacement , Headhunting e Coaching executivo.

No amplo mercado de serviços há inúmeras empresas especializadas em recursos humanos (RH) que se propõem a oferecer consultoria com o objetivo de auxiliar o profissional em busca de uma recolocação no mercado de trabalho.

Escolher a empresa ou o colaborador ideal para ajudá-lo é uma tarefa difícil e por isso é importante conhecer as diferenças de cada tipo de atividade:

Recolocação profissional:consultoria que oferece apoio e orientação para facilitar o processo de recolocação profissional no mercado de trabalho. Como pessoa física você contrata esses serviços e arca totalmente com os seus custos, estando empregado ou não.

Outplacement:prática profissional elaborada com o objetivo de conduzir com dignidade e respeito os processos de demissão nas companhias.  Essa solução faz bem para os profissionais dispensados e representa um importante diferencial competitivo, capaz de minimizar os impactos do desligamento. Os custos são todos da empresa, o demitido não tem nenhum ônus.

Headhunter:também conhecido como caça-talentos o headhunter é um consultor cujo trabalho se resume em recrutar e selecionar profissionais de alta performance para uma determinada empresa.

Coaching executivo:processo interativo que ajuda o profissional a aprimorar seu desempenho e a alcançar resultados extraordinários.

Atualmente, muitas organizações contratam o serviço para apoiar o desenvolvimento de seus gestores ajudando-os a reorientar suas atitudes para que estas estejam alinhadas aos seus talentos, preferências, objetivos, valores e missão de vida. O objetivo é estimular um maior equilíbrio entre vida pessoal e profissional tornando-os mais eficazes em sua posição atual e promovendo o preparo para futuras promoções. Esse tipo de serviço também pode ser contratado diretamente pelo profissional interessado em alcançar melhores posições ou reorientação de carreira profissional.

Por fim, qualquer pessoa que esteja pensando em contratar algum desses serviços deve estar atenta às diferenças. É importante fazer uma pesquisa no mercado para averiguar a idoneidade e capacitação da empresa.

Quer saber mais sobre coaching? Acesse www.danieladolago.com.br

 

 

ver mais dicas

Destaques

Currículo
Cuidado na sua redação
Carreira
A Escolha da Profissão
Sabe a diferença?
Recolocação, Outplacement , Headhunting e Coaching
Colunas
Daniela do LagoDaniela do Lago
Cezar TegonCezar Tegon
Eugenio MussakEugenio Mussak
Elaine SaadElaine Saad
Gutemberg de MacêdoGutemberg de Macêdo
Judith BritoJudith Brito
Licia Egger MoellwaldLicia Egger Moellwald
Luiz PagnezLuiz Pagnez
Boletim
Receba por e-mail o boletim do Emprego Certo

É necessário informar um e-mail