Não tem cadastro? Clique aqui!

Já tem cadastro? Entre aqui

  • BUSCAR
Busca avançada de vagas

Limpar campos

05/12/2011 - 16h49

Curriculum Vitae: Qual é o estilo de redação mais eficaz?

Aquele que vive uma vida intelectual é como o homem que leva uma lanterna à sua frente para iluminar seu caminho. Tal pessoa jamais estará em local escuro, porque a luz de seu intelecto caminhará à sua frente.

Leon Tolstoi, 1828-1910

Pensamentos de Homens Sábios, 1904

 

Tenho advogado ao longo de mais de trinta anos de experiência consultiva sobre a importância da redação irretocável e irrepreensível do curriculum vitae. 

 

Minha defesa intransigente sobre essa matéria é plenamente defensável:

 

  • A maioria dos currículos que circula no mercado de trabalho é extremamente mal redigido. Os erros gramaticais são primários. Os dados fornecidos são irrelevantes. O uso de adjetivos é absurdo. A repetição das mesmas palavras – responsabilidade, implantação, experiência, ampla, grande, etc – demonstra uma pobreza franciscana sobre o idioma português.    

 

  • O curriculum vitae é uma peça publicitária de excepcional relevância. Se mal redigido, produz estragos imediatos na prospecção de nova posição no mercado de trabalho. Se bem escrito, gera resultados surpreendentes.

 

  • O curriculum vitae é a expressão mais legítima sobre o profissional, até mesmo quando ele mente sobre suas qualificações, formação acadêmica e realizações,  aliás comportamento muito comum observado nos dias atuais. Ele revela características de sua personalidade,  caráter, conduta,   capacidade de pensar, amplitude de seus conhecimentos, competências gerenciais, riqueza ou pobreza de comunicação, entre tantos outros pontos.

 

Daí porque em minhas palestras sobre o assunto, advirto: se sua empresa deseja verdadeiramente conhecer o candidato que se esconde nas entrelinhas de seu Curriculum Vitae, solicite que ele escreva 150 linhas sobre temas - técnico (a robotização das indústrias, as  boas práticas de manufatura); gerencial (governança  corporativa, a morte do sindicalismo); humanístico (ecumenismo corporativo, mundo líquido moderno); político (o fim dos partidos e da ideologia partidária); economia (declínio da economia ocidental, o florescimento do império asiático);  carreira (geração Blend, carreira proteana); o último livro que leu, o que aprendeu com a sua leitura e o que poderá aplicar  em sua futura empresa, o que aprendeu, etc.

 

Asseguro-lhe, caro leitor, que na maioria esmagadora das vezes, você ficará estarrecido e surpreendido com pobreza intelectual  dos candidatos em todos os níveis.

 

Caro leitor, há mais de 30 anos  leio livros e artigos publicados em revistas e jornais nacionais e internacionais sobre como redigir um currículo. Além disso, semanalmente pesquiso na internet e possuo em minha biblioteca pessoal mais de 100 livros sobre o assunto. Todos lidos com grande atenção. Apesar desse vasto material publicado não houve nenhuma evolução ao longo das últimas três décadas.

Os estilos de curriculum vitae continuam os mesmos identificados por Burdette E. Bostwick, ex-presidente da B. E. Bostwick Inc.:

 

  • Currículo Básico. Indicado para profissionais que desejam ingressar no mercado de trabalho pela primeira vez e têm pouca ou nenhuma experiência.

 

  • Currículo Cronológico.Apropriado para executivos que ocupam posições de média e alta gerência. Este possibilita identificar as suas realizações mais importantes.

 

  • Currículo Cronológico com uma Summary Page. As vantagens deste estilo são idênticas ao do currículo acima referido, porém com uma pequena distinção – a primeira página apresenta um sumário inteligente das qualificações mais importantes dos indivíduos.

 

  • Currículo Funcional.Este é um excelente estilo para executivos que têm ocupado posições em diferentes áreas – recursos humanos, marketing, finanças, manufatura ou gerência geral.

 

  • Currículo Funcional por Companhia.  Associa vantajosamente a função com a companhia para a qual trabalhou. Entretanto, perde o impacto do currículo puramente funcional.

 

  • Harvard Résumé.  Esse exibe excelente apresentação, porém é menos eficaz, tanto para o profissional  que procura por nova recolocação no mercado como para o empregador. Ele é extremamente reduzido.

 

  • Currículo Criativo.Adequado apenas para situações que exigem alto grau de criatividade e inventividade. Pode seu preparado por profissionais que trabalham com arte, cinema, teatro, propaganda, etc.

 

  • Currículo Narrativo.Uma forma especializada que serve para situações que comumente fogem aos padrões normais.

 

  • Currículo Profissional.  Este estilo é adequado para advogados, médicos, professores e outros tipos de profissionais, cuja educação e credenciais são de importância vital para aqueles que os lêem.

 

  • Currículo de Resultado.Este não é um estilo recomendável, visto que a razão para escrevê-lo nesse estilo é camuflar as informações.

 

Caro leitor, todos esses são estilos cuja eficácia depende do candidato e de sua circunstância.  Sugiro à luz de minhas leituras, pesquisas, observações e conversas com diferentes profissionais ao longo de minha trajetória bem-sucedida que você escolha o estilo mais apropriado a sua natureza, personalidade, nível gerencial e  com o qual se sinta mais à vontade.

 

E, por último, nunca se distancie da premissa que diz: o seu currículo é a sua peça publicitária mais importante e ela deve refletir o que existe de mais distinto em você e em sua experiência.

 

Oportunamente, escreverei sobre cada um deles, a fim de ajudá-lo na escolha do estilo mais apropriado à você.        

 

 

ver mais dicas

Destaques

Currículo
Cuidado na sua redação
Carreira
A Escolha da Profissão
Sabe a diferença?
Recolocação, Outplacement , Headhunting e Coaching
Colunas
Daniela do LagoDaniela do Lago
Cezar TegonCezar Tegon
Eugenio MussakEugenio Mussak
Elaine SaadElaine Saad
Gutemberg de MacêdoGutemberg de Macêdo
Judith BritoJudith Brito
Licia Egger MoellwaldLicia Egger Moellwald
Luiz PagnezLuiz Pagnez
Boletim
Receba por e-mail o boletim do Emprego Certo

É necessário informar um e-mail