Já tem cadastro? Entre aqui

  • BUSCAR
Busca avançada de vagas

Limpar campos

13/06/2011 - 12h22

Roupas para entrevista de emprego - veja como não errar

Escolher as peças de roupa inadequadas para uma entrevista de emprego ou no dia a dia do trabalho pode transmitir impressão negativa a seu respeito. Mas, por que ainda há tantos profissionais tropeçando neste quesito?

 

O velho ditado que diz “a primeira impressão é a que fica” é bem clichê, mas é verdade. Sabemos que não se deve julgar ninguém pela sua aparência, mas nem sempre isso acontece nas empresas. Portanto, fique atento ao impacto que sua aparência causa nos ambientes corporativos.

 

 

 

 

Sua imagem é muito importante e com raridade você terá segunda chance de causar uma primeira boa impressão. Cada ambiente requer vestimenta adequada, portanto precisamos nos adaptar e independentemente das tendências da moda atual, no trabalho as regras são clássicas.

 

O sucesso de sua entrevista pode depender das peças que escolhe em seu guarda roupa, por isso não custa nada repassarmos algumas dicas sobre como se vestir para esta ocasião:

 

1) Pesquise sobre a cultura da empresa, pois os trajes indicarão o estilo adotado na organização que pode variar de uma corporação para outra. Saiba que mesmo em uma entrevista para empresas mais abertas e modernas, optar por calça social e camisa não irá prejudicá-lo. Não há como errar. Na dúvida, escolha sempre a roupa mais formal. O figurino deve estar de acordo com a cultura da empresa.

 

2) Quanto mais alto o cargo que estiver em questão, mais formal precisará ser a roupa, tanto para mulheres quanto para homens.

 

3) Não exagere nas cores, as discretas são mais indicadas, afinal o destaque deve ser você e suas competências. Cuidado com o excesso de perfume ou desodorante, o exagero pode incomodar.

 

4) Maquiagem leve e cabelos bem penteados demonstram asseio com você mesmo. Esses cuidados refletem um ar “clean” e profissional. Para os homens, a dica é procurar estar de barba feita, cabelos arrumados e unhas decentes. Fique atento ao gel. Ele pode ser usado, mas procure evitar a aparência de cabelos molhados que pode afastar as pessoas.

 

5) Para as mulheres, a dica é optar por calça nos primeiros encontros seletivos: em algumas etapas do processo, as empresas aplicam dinâmicas de grupo geralmente com atividades que exigem que os concorrentes se sentem no chão. Então para não ficar em desvantagem, nada de saia. A roupa deve ser confortável. Você precisa estar focada e confiante, não deve usar algo que vá atrapalhar ou tirar sua concentração.

 

6) Se optar por usar saia, fique atenta ao comprimento que deve estar sempre abaixo do joelho.

 

7) Mesmo no calor, evite blusinhas de alcinha que mostrem a alça da lingerie. Procure blusa que cubra os braços.

 

8) Decote é um assunto complicado, pois cada mulher tem uma ideia e parâmetro do que é aceitável em seu corpo. Eu tenho uma dica: Coloque sua mão na altura da axila e trace uma linha imaginária, pois bem, essa é a linha que seu decote nunca deverá ultrapassar.

 

9) Transparência nem pensar. Evite costas de fora e procure não expor o piercing.

 

10) Escolha brincos pequenos e discretos. Nada que faça barulho deve ser colocado. Pode tirar atenção do selecionador e pode até irritar as pessoas.

 

11) Para os homens, nem sempre é necessário o uso de terno e gravata, principalmente para cargos iniciais na empresa. A dica é optar por calça escura e camisa social, sem gravata. Evite tênis, sapato sempre é a melhor pedida, mesmo usando com calça jeans escura vai combinar e ficará legal.

 

Obviamente sua vestimenta não é o fator mais importante na entrevista e nem garantirá sua vaga. No entanto, o que você veste dirá muito a seu respeito e você não pode permitir que a aparência derrube seu bom currículo.

 

 

 

 

ver mais dicas

Destaques

Currículo
Cuidado na sua redação
Carreira
A Escolha da Profissão
Sabe a diferença?
Recolocação, Outplacement , Headhunting e Coaching
Colunas
Daniela do LagoDaniela do Lago
Cezar TegonCezar Tegon
Eugenio MussakEugenio Mussak
Elaine SaadElaine Saad
Gutemberg de MacêdoGutemberg de Macêdo
Judith BritoJudith Brito
Licia Egger MoellwaldLicia Egger Moellwald
Luiz PagnezLuiz Pagnez
Boletim
Receba por e-mail o boletim do Emprego Certo

É necessário informar um e-mail