Não tem cadastro? Clique aqui!

Já tem cadastro? Entre aqui

  • BUSCAR
Busca avançada de vagas

Limpar campos

03/05/2011 - 15h10

Demissão voluntária: saiba como comunicá-la com sabedoria e gratidão

Solicitar a demissão com sabedoria, espírito de grandeza e de gratidão é algo tão importante quanto saber ingressar adequadamente numa nova empresa. Essa decisão deve ser bem pensada e comunicada de maneira generosa, racional e respeitosa. A demissão voluntária nunca deve ser vista como um ato de traição, descontrole emocional, atitude irracionalidade ação de caráter duvidosa ou precipitada.

 

Caro leitor, se você pensa em solicitar demissão de sua empresa, independente do motivo, sugiro que reflita sobre as recomendações abaixo:

 

1. Caso solicite sua demissão porque tem outra posição em vista, certifique-se de que recebeu uma oferta formal por escrito do novo empregador. Nunca solicite sua demissão sem uma carta formal.

 

2. Comunique a sua decisão em primeiríssimo lugar ao seu chefe. Ele deve ser a primeira pessoa a ser informada sobre o seu desejo de sair da empresa. Cabe a ele comunicar oficialmente as outras pessoas da empresa sobre a sua saída. A pior coisa que pode acontecer a você dentro de uma empresa é ser considerada uma pessoa desleal e traidora. Você nunca mais conquistará a simpatia e o respeito de seu ex-chefe. Além disso, suas referências pessoais e profissionais ficarão comprometidas. Lembre-se que as organizações costumam pedir referência ao empregador anterior antes de contratar um candidato.

 

3. Escolha o momento certo e o lugar adequado para comunicar o seu chefe de sua decisão. Não tenha pressa. Pergunte-lhe qual é a melhor hora para ter uma conversa reservada. Essa atitude se justifica: você deseja se certificar de que receberá dele a melhor atenção, compreensão e apoio.

 

4. Ao reunir-se com seu chefe, comece a conversa com assuntos positivos. Diga que você apreciou trabalhar com ele, que aprendeu muito com a sua experiência e que se desenvolveu de maneira altamente gratificante. Se você tem qualquer mágoa, deixe tudo para trás. Não vale a pena discuti-la agora. Você está dando início a uma nova fase de sua vida.

 

5. Informe em qual empresa irá trabalhar, em que posição e quando iniciará suas novas atividades profissionais. Esse seu gesto elegante o ajudará a manter um diálogo maduro, racional e extremamente positivo. Seu chefe terá a certeza de que você está indo para uma situação melhor e mais desafiadora.

 

6. Caso você deseje se desligar de uma empresa e não tem um projeto ou oferta formal de trabalho, precisará ser mais criterioso. Obviamente, você deve seguir todas as recomendações dadas, mas especialmente se oferecer para permanecer em seu emprego por um prazo razoável e de comum acordo com seu superior imediato. Portanto, empreenda uma transição sem gerar tumulto, questionamentos e rupturas desnecessárias.

 

7. Antes de deixar seu atual empregador, tenha plena certeza de ter completado ou encaminhado todos os seus projetos. Transfira todas as suas atividades para seu substituto. Não deixe nada pendente. Saia de seu emprego de cabeça erguida e com o sentimento de dever cumprido. Afinal, você pode receber um convite para voltar amanhã e será recebido de braços abertos.
 
8. Agradeça de maneira genuína ao seu superior imediato tudo o que ele fez por você. “Quem acolhe um benefício com gratidão, paga a primeira prestação da sua dívida,” afirmou Sêneca, filósofo latino, 4 a.C a 65 d.C.. E, em outra ocasião, escreveu: “Mas são muitíssimos os homens que não contam quantos bens receberam nem quantos gozos desfrutaram. Este mal tem, entre outras, esta desvantagem: é não somente baldio mas também ingrato. [...] De nada serviram tantos anos, tanta identificação de vidas, tanta familiaridade e camaradagem?”

 

9. Quando assumir sua posição em nova empresa, sugiro que prepare uma carta (e-mail) de agradecimento e envie ao seu ex-chefe e ex-colegas de trabalho mais próximos. Garanto-lhe que eles jamais esquecerão o seu gesto de nobreza e cavalheirismo. O indício mais seguro de uma vida superior é a gratidão. Portanto, nunca a subestime a sua força.

 

10. Cultive ao longo de sua vida e carreira todos os relacionamentos que empreendeu e você nunca viverá sozinho. Essas amizades constituem a sua rede de proteção. Como costumo dizer, as carreiras medíocres não são apenas vazias, desprovidas de resultados e de sentido. Elas são essencialmente desprovidas de amigos verdadeiros. 

 

Caro leitor, qualquer que seja o motivo de sua demissão, se voluntária ou involuntária, saiba que esse momento pode ser determinante para o sucesso ou insucesso de sua carreira. Portanto, seja prudente, paciente e nunca feche as portas que um dia estiveram escancaradas para você. Por último, não atire aos porcos as pérolas conquistadas ao longo de seu caminho. “A sabedoria do prudente”, ensinou Salomão, intelectual judeu, “é entender o seu próprio caminho, mas a estultícia dos insensatos é enganadora.”

ver mais dicas

Destaques

Currículo
Cuidado na sua redação
Carreira
A Escolha da Profissão
Sabe a diferença?
Recolocação, Outplacement , Headhunting e Coaching
Colunas
Daniela do LagoDaniela do Lago
Cezar TegonCezar Tegon
Eugenio MussakEugenio Mussak
Elaine SaadElaine Saad
Gutemberg de MacêdoGutemberg de Macêdo
Judith BritoJudith Brito
Licia Egger MoellwaldLicia Egger Moellwald
Luiz PagnezLuiz Pagnez
Boletim
Receba por e-mail o boletim do Emprego Certo

É necessário informar um e-mail