Não tem cadastro? Clique aqui!

Já tem cadastro? Entre aqui

  • BUSCAR
Busca avançada de vagas

Limpar campos

28/03/2011 - 18h47

O mercado oculto de trabalho; esteja atento a ele

É bem provável que uma parcela significativa de meus leitores já tenha ouvido falar ou mesmo lido sobre a expressão “The Hidden Job Market” (O mercado oculto de trabalho).

 

Essa é uma frase muito usada por consultores profissionais quando aconselham seus clientes em projetos de transição de carreira – a busca de nova oportunidade de trabalho em mercado extremamente exigente e competitivo.

 

O mercado oculto de trabalho inclui todas as posições que foram preenchidas antes mesmo delas chegarem ao conhecimento de milhares de candidatos em potencial. Isto é, as empresas não necessitaram divulgá-las ao mercado, coletarem e analisarem milhares de currículos, conduzirem dezenas de entrevistas, entre outras atividades.

 

E como essas posições são preenchidas? Comumente, os gestores se valem da indicação de profissionais referendados por colegas da própria empresa ou de círculo restrito de amigos. Dessa maneira, eles não desperdiçam tempo entrevistando candidatos que fogem totalmente do perfil desejado. Fogem de currículos maquiados, incompatíveis com os verdadeiros perfis dos candidatos.  A bem da verdade, mais de 40% dos candidatos mentem em seus currículos.

 

Em outras situações, as qualificações dos candidatos estão muito além das reais necessidades das empresas. Portanto, convocá-los para entrevista seria um desperdício de tempo, tanto para o entrevistador como para eles. Numa cidade como São Paulo, onde o trânsito é caótico, seria até mesmo falta de consideração e respeito aos candidatos.

 

Recentemente, fui abordado por um diretor de recursos humanos de importante grupo empresarial que desejava substituir um de seus executivos, sem que o mercado soubesse de sua necessidade. Logo a seguir, perguntou-me se eu poderia indicar um candidato para a respectiva posição.

 

Coincidentemente, eu estava assessorando um executivo de importante empresa multinacional de engenharia em seu projeto de transição de carreira, cuja experiência e qualificações preenchiam totalmente todas as necessidades e expectativas de sua empresa.

 

Naquele instante, não tive nenhuma dúvida. Submeti o currículo para sua avaliação. Duas semanas depois, o profissional foi contratado para a posição de diretor financeiro de empresa, após participar de oito longas e exaustivas entrevistas.

 

Essa história ilustra de maneira inquestionável o que significa a expressão “Hidden Job Market.”

 

Mas, a bem da verdade, o mercado oculto de trabalho não opera apenas com base nos relacionamentos. As empresas recebem diariamente dezenas de currículos, portanto, não têm necessidade de anunciar novas oportunidades de trabalho. É só visitar seu banco de dados e lá encontrará candidatos em potencial. Além disso, o mercado oculto de trabalho inclui todas aquelas posições que são preenchidas por empregados temporários.

 

Caro leitor, se você busca nova oportunidade de trabalho no mercado, avalie todos os canais que podem torná-lo bem sucedido em sua prospecção. Portanto, não menospreze o menos utilizado de todos os canais – o mercado oculto de trabalho.

 

Aqui, estão algumas recomendações que poderão torná-lo visível nas organizações:

 

1. Torne-se o melhor profissional em sua área de trabalho e invista continuamente em seu desenvolvimento pessoal. Essa é uma das melhores maneiras para que se torne visível ao mercado oculto de trabalho.

 

2. Mantenha seu jornal pessoal atualizado. Registre todos os trabalhos que desenvolve e os resultados que conquista. Essa providência o manterá sempre pronto para a próxima e inesperada entrevista.

 

3. Observe com olhos de águia os movimentos internos nas organizações. Leia jornais e revistas de negócios, participe da câmara de comércio, cultive amizades além das fronteiras de sua área funcional, converse com o maior número de pessoas e mantenha seus ouvidos sempre abertos.

 

4. Exponha-se ao mercado de trabalho mesmo que prestigiado pelo seu atual empregador. Lembre-se que tudo muda o tempo todo.

 

5. Atualize a cada 12 meses o seu currículo e envio-o às principais empresas de seleção e recrutamento de executivos. Elas trabalham com grande competência no mercado oculto de trabalho.

 

6. Seja proativo em sua busca por novo trabalho. Não fique esperando que alguém bata na sua porta.

 

7. Cadastre o seu currículo no banco de talentos das empresas nas quais gostaria de trabalhar. Escolha-as apenas após criteriosa e rigorosa avaliação. Lembre-se que nem toda empresa é a empresa certa para você empreender a sua carreira.

 

8. Amplie suas atividades sociais e defenda uma causa por mais singela que ela seja.

 

 

ver mais dicas

Destaques

Currículo
Cuidado na sua redação
Carreira
A Escolha da Profissão
Sabe a diferença?
Recolocação, Outplacement , Headhunting e Coaching
Colunas
Daniela do LagoDaniela do Lago
Cezar TegonCezar Tegon
Eugenio MussakEugenio Mussak
Elaine SaadElaine Saad
Gutemberg de MacêdoGutemberg de Macêdo
Judith BritoJudith Brito
Licia Egger MoellwaldLicia Egger Moellwald
Luiz PagnezLuiz Pagnez
Boletim
Receba por e-mail o boletim do Emprego Certo

É necessário informar um e-mail