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21/02/2011 - 19h49

Avaliação de desempenho: um valor de cultura organizacional insubstituível

 

 

“Devemos nos esforçar por cultivar maior inteligência, alcançar maior conhecimento da verdade e desenvolver um caráter superior.”

Sócrates, Filósofo grego

Apologia de Platão

 

Existem determinadas responsabilidades gerencias que não podem ser adiadas, transferidas, subestimadas ou desprezadas, por mais estressantes que elas sejam. Essa afirmativa é absolutamente verdadeira, especialmente quando tratamos da avaliação de desempenho trimestral, semestral ou anual de colaboradores.

 

Infelizmente, a maioria dos profissionais em nossas organizações evita fazê-la sob diferentes justificativas:

 

- Muitos gestores não acreditam no valor e eficácia da avaliação de desempenho. Segundo eles, esse é um exercício puramente burocrático e sem nenhuma serventia à empresa e aos indivíduos.

 

- Outros alegam que as tarefas operacionais do dia a dia os consomem de tal maneira que não sobra espaço para empreendê-las no devido tempo. Consequentemente, elas são adiadas sem nenhuma consideração aos subordinados.

 

- Há outros, ainda, que consideram o preparo de uma avaliação de desempenho fator adicional ao seu já elevado nível de estresse. É verdade que o gestor responsável pelo seu preparo e comunicação geralmente fica mais estressado do que o profissional a ser avaliado. Por outro lado, ele sabe que tem mais a perder do que o colaborador.

 

Quando nos debruçamos sobre uma avaliação rigorosa de inúmeros profissionais nos dias atuais entendemos o motivo que boa parte deles também não atende as expectativas e as novas exigências de suas organizações e do mercado de trabalho. Eles não foram criteriosa e criticamente avaliados ao longo de sua carreira.  

 

A avaliação de desempenho é um dos instrumentos mais eficazes para encubação, crescimento, desenvolvimento, reconhecimento e promoção de novas lideranças.

 

É sabido que uma avaliação de desempenho bem feita satisfaz vários objetivos:

 

- Contribui para a melhoria substancial do output e a qualidade do trabalho empreendido pelo colaborador.

 

- Ajuda a empresa a ir além dos objetivos iniciais propostos.

 

- Melhora substancialmente o ambiente interno da organização.

 

- Alavanca o desenvolvimento e o crescimento das pessoas a novas posições e níveis maiores de responsabilidade.

 

- Premia-se o mérito individual e afasta da organização o “yes man”.

 

As empresas e os gestores que não a considerarem e a reverenciarem como tal, fatalmente fracassarão.

 

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