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18/10/2010 - 19h57

Cuide de sua imagem pessoal e de sua reputação

Gutemberg B. de Macêdo

Profissionais comprometidos com o sucesso de suas carreiras demonstram grande preocupação com a imagem pessoal que projetam e a reputação que aspiram conquistar.

Eles sabem que estão sendo observados pelos superiores, pares, subordinados, clientes, fornecedores, credores, membros da própria família e a comunidade onde estão inseridos. Portanto, esmeram-se em projetar a melhor imagem sempre.

Eles sabem também que em cada interação humana que empreendem, no trabalho ou fora dele, as pessoas estão analisando o seu comportamento e conduta, diagnosticando a seriedade e a transparência de suas palavras, avaliando o seu nível de conhecimento e cultura, aferindo o seu grau de civilidade e adaptação aos diferentes círculos sociais, arbitrando sobre a sua capacidade de julgamento e de desempenho, entre outras questões de extrema importância. Daí a preocupação que cultivam em se manter sempre à altura das expectativas geradas a seu respeito.

Infelizmente, muitos profissionais não dão a importância devida a essas questões e pagam um altíssimo preço: eles se vestem e se apresentam de maneira descuidada; não se preparam adequadamente quando vão fazer uma apresentação de negócios; utilizam linguajar de botequim em conversas nos corredores e nas salas de café; adoram fofocar e falar mal da vida alheia, principalmente das mulheres.

Outros, ainda, se embriagam por ocasião das festas nas empresas e se conduzem de maneira inconveniente e reprovável; no trânsito, nos aeroportos, nos aviões, nos hotéis e restaurantes, dispensam as boas regras de civilidade e se comportam como verdadeiros bárbaros - incivilizados -; em viagens a negócio, detonam a imagem da empresa em diferentes circunstâncias - em encontros e noitadas com clientes; falam mal de um cliente para o outro, tecem comentários negativos sobre a empresa para a qual trabalham. Não sabem eles que estão destruindo a sua boa imagem e reputação.

Caro leitor, não importa o seu nível na organização - se é um office boy ou um presidente. Você é o seu embaixador, portanto tem de se conduzir de maneira elegante, educada, gentil, respeitosa e, sobretudo, responsável, não importa o lugar onde você está.

Aqui estão algumas recomendações fáceis de serem seguidas, porém comumente esquecidas:



  • Conscientize-se de que você é observado o tempo todo por todos os que o cercam. Portanto, nunca baixe a sua guarda.


  • Comporte-se como um diplomata. Seja fino, escute mais do que você fala e obedeça as regras da boa civilidade. Sugiro que você leia o livro, Como Negociar com Príncipes, de François Callières.


  • Mantenha um pouco de reserva sobre você mesmo. Isso se aplica tanto ao calor das discussões como aos ambientes descontraídos - bares, restaurantes, clubes sociais, festas em casa de amigos, campos de futebol, etc.


  • Escolha as suas companhias, sempre que possível. Cuidado para não se transformar em um "cafetão corporativo", especialmente por ocasião da visita de executivos vindos do exterior. E, quando por dever do oficio, tiver que acompanhar personalidades extravagantes, mantenha-se sempre discreto, simpático e sem a necessidade de agir como ele ou eles.


  • Proteja-se em todas as situações porque, muitas vezes, o imprevisto acontece - oferta de propina, sexo, solicitação de informações indevidas e até mesmo bullying. Nessas horas, procure controlar as suas emoções e agir como senhor absoluto da situação.



Caro leitor, o sucesso de sua carreira depende de como você cuida de sua imagem e reputação diariamente. Seja sábio, prudente e valorize-se para mais. Como escreveu A. P. Tchekhov, escritor russo, 1860-1904, Apontamentos, "os outros se ocuparão em abaixar o preço".

Eles sabem, ainda, que o mundo em que estão inseridos é muito pequeno em nossos dias em razão da força da internet, que as informações fluem em rapidez geométrica e que um pequeno deslize poderá custar o futuro promissor de sua carreira.

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