Não tem cadastro? Clique aqui!

Já tem cadastro? Entre aqui

  • BUSCAR
Busca avançada de vagas

Limpar campos

05/07/2010 - 20h49

A escolha da empresa certa

"Much of the conflict in our lives can be explained by one simple but unhappy fact: we don't really listen to each other."
Michael P. Nichols, escritor norte-americano


A escolha da empresa certa é uma das decisões mais importantes para condução de uma carreira profissional bem-sucedida. Assim como a semente que apenas brota e frutifica quando plantada em terreno adequado, a carreira também somente avança quando o indivíduo, homem ou mulher, encontra uma empresa que proporciona a oportunidade de ele manifestar o seu talento, a sua competência e o seu espírito empreendedor.

Portanto, as premissas que devem balizar a sua decisão na hora da escolha de uma organização são:



  • Nem toda empresa é boa para você trabalhar e, muito menos, para empreender uma carreira de sucesso. Portanto, como na parábola do semeador, saiba identificar os espinhos. Eles podem afogá-lo. Estude a natureza das pedras do caminho. Sua carreira poderá morrer por falta de humildade. Observe o caminho que você faz. Prefira sempre os caminhos menos trilhados e pisados pelos homens.

  • Se você não é um profissional arrojado e agressivo, nunca procure trabalhar para uma empresa que enfatiza a competição entre as pessoas. Você certamente naufragará. O contrário também é verdadeiro. Se você é agressivo e competitivo, fatalmente não se adaptará a uma empresa conservadora, burocrática e tradicionalista. Você afundará com toda a certeza. Há um ditado popular que diz: "Cada macaco em seu galho."

  • Antes de qualquer prospecção, aproximação ou contato pessoal com uma empresa, não importa a sua origem ou nível de reputação no mercado, estude-a e questione-a em profundidade. Muitas vezes, a imagem externa de uma organização não é compatível com a realidade interna. Ela tem externamente a aparência de catedral, mas o seu interior é de cabaré. Portanto, colete e analise todo o tipo de informação sobre ela. Converse com pessoas que trabalham ou já trabalharam nela. Consulte fornecedores, credores, clientes e concorrentes. Ao visitá-la, observe o nível de civilidade da recepcionista, a maneira como os seus colaboradores se conduzem internamente, se o cumprimentam, se sorriem ou se estão tensos, se falam muito alto, entre outras questões. Atualmente, com o advento da internet é muito fácil pesquisar sobre uma empresa.

  • É muito importante respeitar aquelas pessoas com as quais falará por ocasião da entrevista. Dar respostas corretas e sensatas a um entrevistador é uma habilidade extremamente valiosa, visto que elas demonstram preparo e respeito, inclusive a si mesmo.

  • Certifique-se de que a cultura, a filosofia, os valores e o estilo gerencial da alta administração são compatíveis com os seus. Alberto, nome fictício, teve uma experiência desastrosa com seu novo empregador simplesmente porque não observou essa premissa. O discurso que ele ouviu durante o processo seletivo era fascinante. Tudo indicava que a empresa era o lugar ideal para trabalhar. Duas semanas depois após sua contratação, ele descobriu que a empresa estava mais para uma arena de gladiadores do que para gestores sensíveis e comprometidos com as pessoas.

  • Nenhum entrevistador ou empresa lhe dirá toda a verdade sobre o seu ambiente interno. Portanto, abra os seus olhos e ouvidos. Não creia em tudo o que você ouve. Faça comparações sobre tudo o que lhe foi dito durante o processo seletivo. Cuidado com aquelas empresas que lhe dizem: "We don't believe that money is the best motivational factor for employees", "Nós somos uma empresa comprometida com o talento humano e a ética em tudo o que empreendemos."

  • Em geral, quando uma organização precisa fazer essas afirmações por ocasião de uma entrevista é porque ela não pratica o que prega e divulga.

  • Prepare as suas perguntas. Elas revelarão seu interesse em conhecer a empresa em profundidade. Lembre-se: nada resiste ao seu preparo. Abraham Lincoln, certa ocasião declarou em um de seus famosos discursos: "Eu me prepararei e as oportunidades surgirão."

  • Nunca aceite uma oferta de trabalho se no seu íntimo uma voz sussurra: não aceite esse convite. Aprendi ao longo de minha carreira de consultor em transição de carreira que um profissional nunca deve aceitar trabalhar para uma empresa simplesmente porque está necessitado - os recursos sumiram ou está há meses sem trabalho. Essa é a pior coisa que pode acontecer para um profissional e para sua carreira. Afinal, aquele que não se sente seguro sobre a decisão tomada, nunca consegue ir adiante. Eu conheço centenas de casos.


Caro leitor, da escolha inteligente de uma empresa depende o seu futuro profissional. Nunca se esqueça dessa verdade. Se subestimar o seu valor, fracassará redondamente. Seja sábio e se torne um profissional vitorioso. Como afirmou, Grace Hansen, "Não tenha medo que a sua vida termine; tenha medo de ela nunca começar".

ver mais dicas

Destaques

Currículo
Cuidado na sua redação
Carreira
A Escolha da Profissão
Sabe a diferença?
Recolocação, Outplacement , Headhunting e Coaching
Colunas
Daniela do LagoDaniela do Lago
Cezar TegonCezar Tegon
Eugenio MussakEugenio Mussak
Elaine SaadElaine Saad
Gutemberg de MacêdoGutemberg de Macêdo
Judith BritoJudith Brito
Licia Egger MoellwaldLicia Egger Moellwald
Luiz PagnezLuiz Pagnez
Boletim
Receba por e-mail o boletim do Emprego Certo

É necessário informar um e-mail