Não tem cadastro? Clique aqui!

Já tem cadastro? Entre aqui

  • BUSCAR
Busca avançada de vagas

Limpar campos

07/06/2010 - 15h10

Os dez segredos para ter sucesso na busca de um novo emprego

"Não vá por regras fixas em seu viver, a não ser no tocante à virtude, nem imponha leis exatas ao querer, pois pode ser que amanhã terá de beber da água que hoje despreza. Há pessoas tão paradoxalmente impertinentes que pretendem que se ajustem todas as circunstâncias do sucesso às suas manias e não ao contrário. Mas o sábio sabe que o rumo certo da prudência consiste em portar-se de acordo com a ocasião".
Baltasar Gracián, padre jesuíta, 1601-1658


O processo seletivo é excludente. Os critérios utilizados por selecionadores e empresas para reprovar candidatos são inúmeros e muitas vezes secretos. Alguns exemplos: "nossa empresa não recruta profissionais que estejam desempregados há mais de seis meses"; "nossa organização não contrata profissionais oriundos de empresas concorrentes"; "nossa firma não seleciona profissionais graduados em faculdades de terceiro nível".

Some-se a esses critérios secretos outros tantos considerados ilegais, como: "Nós não recrutamos profissionais de determinados credos religiosos, grupos étnicos e de determinada aparência", entre tantos outros. Esses critérios são guardados a sete chaves. Eles jamais serão verbalizados em público. As razões são claras: muitos são ilegais. Que fique claro que não pactuo com isso, apenas estou expondo uma realidade ainda existente no mercado.

Como seria bom se os candidatos tivessem uma bola de cristal ou pudessem fazer uma leitura, mesmo que rápida, sobre o que ocorre na mente do entrevistador por ocasião da entrevista. Talvez assim eles pudessem se comportar de maneira totalmente diferente. Mas, como os candidatos não podem ler a mente dos entrevistadores e, muito menos, nunca saberão quais os critérios secretos que balizam e orientam os processos seletivos nas organizações, só resta controlar o que está ao seu alcance - seus hábitos.

À luz de minha experiência como consultor especializado na área de transição de carreira e outplacement, identifiquei alguns hábitos que comprovaram ser eficazes para a maioria dos "job hunters" - aqueles que estão procurando um novo emprego:

1. Faça leitura de livros e artigos sobre como prospectar o mercado de trabalho e conquistar a melhor posição. Entre esses estão: "What Color is Your Parachute", do autor norte-americano Richard Bolles e "Fui Demitido! E Agora? A demissão não é o Fim", de Gutemberg B. de Macêdo, Prêmio Jabuti de Cultura, 1993.

2. Se for o caso, busque no mercado as melhores empresas de aconselhamento de carreira - aquelas que o tratam de maneira personalizada e não como um produto qualquer. Além disso, trabalham pelo seu desenvolvimento e não têm medo de falar o que você não deseja ouvir. Lembre-se que o melhor consultor é aquele que se utiliza da verdade para fazê-lo crescer. A empresa de outplacement pode ajudá-lo a fazer a travessia com segurança e sucesso.

3. Administre com competência suas atividades diárias - sua agenda. Um bom job hunter não desperdiça o seu tempo e, muito menos, as suas energias. Ele está focado apenas em sua recolocação. Nesse caso, qualquer outra atividade que necessite desenvolver precisa estar intimamente associada ao seu projeto mais precioso - a conquista de seu novo posto de trabalho.

4. Cuide de si mesmo em todos os sentidos - físico, mental intelectual, psicoemocional, espiritual. Nesse momento, seu sucesso depende de sua sincronia. Portanto, é preciso praticar esporte, se alimentar bem, ler muito, ouvir boa música, dormir bem e encarar a vida de maneira positiva e construtiva.

5. Procure se distinguir de todos os seus concorrentes. Cuide de sua aparência pessoal, se expresse de maneira clara e objetiva por ocasião da entrevista, não vacile ao responder questões complexas e que o deixam de "saia justa". Mantenha seu bom humor e não tema falar bem de si mesmo - sua experiência e como ela pode contribuir para a empresa.

6. Contate todos os membros de sua rede de relacionamento. Cada pessoa que contata ou encontra é uma figura importante nesse instante de sua vida. De sua rede de amigos deseje não apenas receber informações importantes durante o processo de sua transição, mas também ofereça algo.

7. Cultive a paciência e nunca se amedronte com um não. O processo seletivo é muitas vezes demorado. Portanto, é importante saber manter a calma e a paz de mente. Enquanto o candidato tem uma única coisa em sua agenda - a sua recolocação - o entrevistador tem dezenas de outras. O sentimento de pressa que muitas vezes o candidato cultiva não faz o processo seletivo se tornar mais rápido.

8. Observe sua atitude. Você está sendo avaliado do momento em que cumprimenta a recepcionista até a hora final da entrevista. Portanto, cuide com muita atenção de sua atitude. Seja solícito, espontâneo e verdadeiro (não ingênuo). Seja você mesmo.

9. Pratique a entrevista até chegar a um patamar de excelência em sua condução. Pesquise sobre todas as possíveis perguntas durante uma entrevista e procure encontrar respostas verdadeiras e convincentes. Lembre-se que a empresa contratante nunca lhe dirá onde você errou. Fique esperto.

10. Trate o entrevistador com muito respeito. É preciso convencer o entrevistador de que você tem todas as qualificações que ele procura em um candidato. Entretanto, se você não o conquistou desde o primeiro momento em que o encontrou, você fracassará redondamente. Seja sábio. Conquiste a confiança e o interesse de seu interlocutor. Afaste para bem longe o comportamento de arrogância e a má educação.

ver mais dicas

Destaques

Currículo
Cuidado na sua redação
Carreira
A Escolha da Profissão
Sabe a diferença?
Recolocação, Outplacement , Headhunting e Coaching
Colunas
Daniela do LagoDaniela do Lago
Cezar TegonCezar Tegon
Eugenio MussakEugenio Mussak
Elaine SaadElaine Saad
Gutemberg de MacêdoGutemberg de Macêdo
Judith BritoJudith Brito
Licia Egger MoellwaldLicia Egger Moellwald
Luiz PagnezLuiz Pagnez
Boletim
Receba por e-mail o boletim do Emprego Certo

É necessário informar um e-mail