Não tem cadastro? Clique aqui!

Já tem cadastro? Entre aqui

  • BUSCAR
Busca avançada de vagas

Limpar campos

04/01/2010 - 09h17

Aproveite o aquecimento do mercado para buscar um novo emprego

Por Viviane Macedo
Em São Paulo
Ano novo: metas, objetivos e planejamentos também renovados. É hora de colocar em prática todos os planos para 2010, de preferência, deixando a procrastinação no ano que passou. Então, se mudar de emprego ou carreira é um dos itens de sua lista de resoluções, não fique esperando o ano "engrenar", 2010 já começou - em todos os sentidos, inclusive para os processos seletivos.

E uma boa notícia, depois do período de crise, segundo o gerente da Robert Half, Fernando Mantovani, é que, desde setembro de 2009, o mercado já dava sinais de retomada. E agora, com o início de um novo ano, será ainda melhor. "O ano de 2009 foi frustrante, se compararmos com o que foi 2008, mesmo assim não foi um ano ruim. Mas 2010 chega com altas projeções de crescimento, com as empresas voltadas a contratações de novos profissionais, e querendo adequar os quadros de funcionários", garante Mantovani.

Se você pensa que esse movimento de contratações só vai acontecer depois do carnaval, engana-se. Este ano, após o grande impacto da crise econômica, as organizações sentem a necessidade de se estabelecerem ainda mais rápido e já iniciam seus processos seletivos nas primeiras semanas de janeiro. "Como o processo de seleção geralmente demora, os departamentos de recursos humanos, que têm muita demanda neste período, iniciam suas buscas por profissionais desde já. Mesmo as vagas que só serão preenchidas após o carnaval, já têm seus processos iniciados agora", comenta Luiz Pagnez, diretor do Emprego Certo.

Para Alexandre Branco, do site Empregos, 2010 deve surpreender. Ele conta que, em 2009, mesmo com a crise puxando o mercado para baixo, percebeu crescimento de cerca de 20% no número de vagas anunciadas no site no primeiro trimestre, se comparado com os outros meses do ano. "Se em 2009 com o momento vivido pela economia chegamos a esse crescimento, temos expectativas ainda mais positivas para 2010, que naturalmente será um ano melhor do que o passado", completa Branco.


Histórico
O primeiro trimestre do ano já tem um histórico positivo para contratação de profissionais. Isso porque, as empresas estão com seus orçamentos renovados, com novos planos, projetos e, consequentemente, precisam de profissionais para atender essas demandas. Janeiro, fevereiro e março, tornaram-se, assim, meses de referência para a busca de emprego, já que é o momento de maior volume de vagas e oportunidades em empresas de todos os portes.

Para 2010 esse cenário positivo promete repetir-se, com alguns fatores e eventos que vão contribuir ainda mais para o aquecimento do mercado. "O cenário desenhado para 2010 e para os próximos anos é muito animador: temos Copa do Mundo e Olimpíadas. Além disso, grandes bancos instalados no Brasil, emprego em alta, as classes menos favorecidas com mais recursos para comprar. Com esse conjunto de boas notícias, acredito que o primeiro trimestre de 2010 será um dos melhores que já tivemos", opina César Tegon, presidente do site Elancers.


Áreas especificas?
Segundo os especialistas, o ano será positivo, independente da área de atuação. No entanto algumas áreas têm ainda mais destaque neste início. Para Tegon, a área da educação é bem aquecida neste período. "Escolas de idiomas, universidades, colégios, contratam bastante no início do ano, por conta do início de um período letivo", aponta. Além disso, segundo ele, a área de turismo, de uma forma geral, costuma ser muito aquecida neste período, em razão das festas, férias e carnaval.

Apesar desse notado aquecimento em algumas áreas mais especificas, Mantovani acredita que 2010 será um ano aquecido para todo mercado de uma forma geral. "Tem muita coisa acontecendo. São novos projetos de fusões e aquisições, novas empresas abrindo capital, o que criaria uma expectativa para as áreas de finanças e contabilidade quando falamos em contratação. Teremos as obras de infraestrutura para a Copa do Mundo, para as Olimpíadas. A questão do pré-sal, e de moradias populares também nos faz crer que a área de engenharia vai ter bastante demanda. Eu diria que é um crescimento generalizado. Numa taxa de crescimento de PIB como a esperada para 2010, o crescimento acaba sendo compartilhado e percebido em todas as áreas", finaliza Mantovani.

LEIA TAMBÉM:
Não transfira suas responsabilidades; assumir falhas é fundamental
Você sabe enfrentar as armadilhas de uma entrevista de emprego?
Prestar atenção aos trajes é sinal de boa educação; veja as dicas para não errar

ver mais dicas

Destaques

Currículo
Cuidado na sua redação
Carreira
A Escolha da Profissão
Sabe a diferença?
Recolocação, Outplacement , Headhunting e Coaching
Colunas
Daniela do LagoDaniela do Lago
Cezar TegonCezar Tegon
Eugenio MussakEugenio Mussak
Elaine SaadElaine Saad
Gutemberg de MacêdoGutemberg de Macêdo
Judith BritoJudith Brito
Licia Egger MoellwaldLicia Egger Moellwald
Luiz PagnezLuiz Pagnez
Boletim
Receba por e-mail o boletim do Emprego Certo

É necessário informar um e-mail