Não tem cadastro? Clique aqui!

Já tem cadastro? Entre aqui

  • BUSCAR
Busca avançada de vagas

Limpar campos

09/10/2009 - 20h30

Faça um bom plano de carreira e trabalhe suas metas

Viviane Macedo
Em São Paulo
Planejar é sempre importante, desde simples tarefas, até assuntos mais complexos - como a própria carreira. Conhecer a fundo as suas aspirações, saber aonde quer ir e de que forma colocar isso em prática são aspectos que podem fazer a diferença no desenvolvimento profissional. Mas não adianta deixar esses planos apenas no pensamento - da cabeça eles devem ir para o papel e de lá para a concretização.

Segundo a consultora Flávia Portella, da DBM, documentar esse plano é primordial para o bom andamento das ações práticas que o englobam. "Com o tempo esquecemos aspectos importantes que no momento tínhamos com muita clareza, por isso é necessário passar para o papel, gravar em algum local de fácil consulta", aponta a consultora.

Conheça oito segredos do sucesso de profissionais em busca de um emprego

Mas o que exatamente deve conter nesse plano? De acordo com a professora da Brazilian Business School, Irene Azevedo, o profissional deve colocar sua missão, visão, aonde quer chegar e o que fará para conseguir isso. "Ele tem de conhecer todos os seus talentos e gaps, só assim vai saber o que precisa desenvolver e quais habilidades o ajudarão na realização desse plano", explica Irene. Fazer isso sozinho, segundo ela, não é o mais recomendável. "O melhor é pedir ajuda de um profissional especializado ou até mesmo de alguém de confiança, um mentor capaz de fazer perguntas pertinentes, de tirar o profissional do senso comum, e fazê-lo pensar de forma mais abrangente, mais visionária, mas sempre com os pés na realidade", aconselha Irene.


Ele tem de ser seu
Nem o melhor planejamento fará sentido e sairá do papel se não for verdadeiramente aquilo que o profissional deseja para sua carreira. Ser dono do próprio plano é fator primordial para sua concretização. "A pessoa tem de tomar posse de seu planejamento e considerá-lo realmente importante", alerta Flávia. Segundo ela, muitos projetos não andam, porque não condizem exatamente com o que o profissional deseja para sua carreira. Por isso é tão necessário projetar coisas que fazem sentido e impulsionam para a realização.

As consultoras alertam para outro fator relevante: nada de errado em considerar a empresa em que trabalha nesse planejamento, o que o profissional não deve deixar acontecer é que ela seja condição para o andamento e concretização de seus objetivos. "O profissional pode sair da empresa a qualquer momento e seu projeto deve continuar o mesmo", aponta Irene. Mas nada de errado também em fazer alterações durante o percurso. "Isso é um organismo vivo, ele tem de ser eventualmente revisto, porque as prioridades mudam e o profissional pode alterá-las em seu plano, até para que ele faça sentido e esteja sempre atualizado", garante.


Na prática
A parte da estruturação, sem dúvidas, é a mais burocrática e cansativa, por outro lado, depois de pronta, se torna um guia de referência para o profissional, que vai partir para a ação, trabalhar para alcançar as metas traçadas, nos tempos estipulados. "Definir o tempo é de extrema importância, porque serve até como uma balança para o profissional perceber o desenvolvimento daquilo que estipulou", alerta Flávia.

Mas para seguir esses passos, as metas não podem ser impossíveis, devem seguir uma tendência, fazerem sentido e estarem ao alcance do profissional, mesmo que isso demande muito trabalho e dedicação. "Não adianta ter metas impossíveis, precisamos pensar que esse é um plano que queremos e buscamos a concretização, mas para que isso aconteça, ele precisa ter sentido, e mesmo que de difícil alcance, ser possível", aconselha a consultora.

Fator primordial apontado por elas para o sucesso do planejamento: escreva, acredite, e vá à luta para a realização. Ficar parado lendo objetivos não vai trazer resultados, por isso, escolha seu norte e vá ao seu encontro.

LEIA TAMBÉM:
Conheça as qualidades de profissionais do século 21
Cuidado ao fazer críticas e reclamações, isso pode depor contra você
Oito segredos do sucesso de profissionais em busca de um emprego

ver mais dicas

Destaques

Currículo
Cuidado na sua redação
Carreira
A Escolha da Profissão
Sabe a diferença?
Recolocação, Outplacement , Headhunting e Coaching
Colunas
Daniela do LagoDaniela do Lago
Cezar TegonCezar Tegon
Eugenio MussakEugenio Mussak
Elaine SaadElaine Saad
Gutemberg de MacêdoGutemberg de Macêdo
Judith BritoJudith Brito
Licia Egger MoellwaldLicia Egger Moellwald
Luiz PagnezLuiz Pagnez
Boletim
Receba por e-mail o boletim do Emprego Certo

É necessário informar um e-mail