Não tem cadastro? Clique aqui!

Já tem cadastro? Entre aqui

  • BUSCAR
Busca avançada de vagas

Limpar campos

17/03/2009 - 19h02

Os quatro erros mais cometidos por profissionais durante a carreira

Viviane Macedo
Em São Paulo
Construir uma carreira sem cometer erros é humanamente impossível. Por mais que as decisões do profissional sejam acertadas, em algum momento ele poderá equivocar-se, o que é absolutamente normal. Mas, alguns erros não precisam ser sentidos na pele - o (mau) exemplo de outras pessoas pode servir como lição para não cair nas mesmas falhas.

Segundo a consultora da DMRH, Monica Mayol, é possível aprender muito com o que acontece ao redor, basta ficar atento. "A observação é, sem dúvidas, muito importante para a carreira", garante.

Apesar de uma infinidade de desacertos, alguns erros são mais comuns e prejudicam no desenvolvimento de muitos profissionais. Monica e Reinaldo Frascino, diretor de Gestão de Pessoas da Editora FTD, listaram os quatro mais comuns e deram dicas importantes de como não cometê-los. Fique de olho...
1Escolher a profissão errada: Muitos já começam errando na escolha. Sem conhecer bem a carreira, as vertentes e áreas da profissão fazem a escolha do curso. "Pela falta de experiência e imaturidade, o jovem escolhe errado e lá na frente sente os impactos no crescimento e desenvolvimento da carreira, porque o sucesso só acontece quando gostamos do que fazemos", afirma Monica.
Para não cair no erro: Estude sobre a profissão antes de matricular-se no curso. Converse com professores e conheça a fundo todas as habilidades e características necessárias para um profissional formado nessa área.

2Trocar 6 por 5: Uma proposta de emprego pega muitos de surpresa e atrai. Um erro comum é aceitar a troca apenas pelo salário e a longo prazo perder grandes oportunidades na empresa em que deixou. "Muitas vezes, o profissional está numa ótima empresa, tem possibilidades de crescimento, desenvolvimento e recebe uma outra proposta para ganhar bem mais. Sem analisar outros aspectos muda de emprego. Só depois percebe que ganhou a curto prazo, mas perdeu, e muito, a longo prazo", analisa a consultora.
Para não cair no erro: Antes de aceitar um novo emprego, analise todas as variáveis. Não se deixe guiar apenas pelo salário - o plano de carreira, benefícios e atividades a serem desenvolvidas são muito importantes e devem ser considerados.

3Não acompanhar tendências: A ideia de ser indispensável faz com que muitos profissionais assinem a sua própria sentença. A falta de atualização e especialização atrapalha no desenvolvimento e mina a carreira de muitos profissionais. "Não ter o domínio de ferramentas importantes para o desenvolvimento de um bom trabalho e a não adaptação a novas tecnologias faz com que muitos fiquem para trás no mercado", alerta Frascino.
Para não cair no erro: Não espere que o mercado exija, vá atrás da sua especialização. Atualiza-se sempre e siga as tendências do mercado global e da sua área de atuação.

4Fazer networking na hora errada: Alguns profissionais se acomodam e esquecem como é importante se relacionar bem com o mercado de um forma geral. Mas na hora do desespero tentam correr atrás do prejuízo. "Muitos não fazem cursos, não participam de grupos informais, não dão a real importância a um bom networking. Então, quando perdem o emprego acreditam que é possível ter uma relação que nunca existiu", explica Frascino.
Para não cair no erro: Cultive seu networking, converse com pessoas, esteja sempre envolvido com grupos específicos de sua área, conheça e mantenha contato com profissionais de todos os níveis hierárquicos.

LEIA TAMBÉM:
Em busca do emprego certo
Atualize-se, o mercado espera isso de você
Networking: muito além da troca de cartões

ver mais dicas

Destaques

Currículo
Cuidado na sua redação
Carreira
A Escolha da Profissão
Sabe a diferença?
Recolocação, Outplacement , Headhunting e Coaching
Colunas
Daniela do LagoDaniela do Lago
Cezar TegonCezar Tegon
Eugenio MussakEugenio Mussak
Elaine SaadElaine Saad
Gutemberg de MacêdoGutemberg de Macêdo
Judith BritoJudith Brito
Licia Egger MoellwaldLicia Egger Moellwald
Luiz PagnezLuiz Pagnez
Boletim
Receba por e-mail o boletim do Emprego Certo

É necessário informar um e-mail